
Pré-candidata a deputada estadual pelo partido Avante, Laura Córdula afirma que pretende transformar sua experiência no setor privado em projetos sociais com propostas com foco em Olinda e Pernambuco. Em entrevista no formato de perguntas e respostas, ela apresenta as principais bandeiras da pré-campanha e explica as motivações que a levaram a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições 2026.
Quem é Laura Córdula?
Sou uma mulher olindense, mãe, esposa, empreendedora e apaixonada por pessoas. Minha trajetória sempre foi construída acreditando que a educação, a comunicação e as oportunidades podem e devem transformar vidas. Ao longo dos anos, atuei formando profissionais, apoiando empreendedores e participando de iniciativas voltadas para inclusão e desenvolvimento humano. Sou formada em direito, pós-graduada em Direito Público e tenho MBA em Marketing.
O que motivou sua pré-candidatura a deputada estadual?
Durante anos participei de projetos de qualificação profissional, inclusão social e desenvolvimento de pessoas. Percebi que muitas iniciativas importantes encontravam dificuldades para se tornarem políticas públicas permanentes. Foi isso que me motivou a buscar um mandato na Assembleia Legislativa, para contribuir diretamente na construção dessas políticas. A inclusão não pode ser apenas um discurso. Pernambuco precisa criar oportunidades reais para pessoas com deficiência, famílias atípicas e cuidadores, garantindo acesso à educação, capacitação e mercado de trabalho.
Quais serão suas principais bandeiras?
Minha proposta é defender Olinda principalmente, uma cidade com mais de 320 mil eleitores precisa eleger gente que conhece suas realidades e que está disposta a fazer diferente, numa matemática simples, se 10% dos eleitores de Olinda dia 04 de Outubro acreditarem que é possível eleger uma filha da terra, uma cadeira na ALEPE será para Olinda. É preciso focar em políticas voltadas para educação, qualificação profissional, empreendedorismo, inovação, inclusão social, fomentar nosso cultura de fevereiro a fevereiro, um olhar cuidadoso para primeira infância, proteção e garantia de direitos das mulheres, valorização das famílias, cuidado com os idosos e desenvolvimento econômico e humano de Pernambuco.
Como a experiência profissional contribui para sua atuação política?
Ao lado do meu esposo, Vanderson Oliveira, desenvolvemos projetos de comunicação, marketing, treinamento corporativo e formação de lideranças. Essa experiência me permitiu acompanhar de perto os desafios enfrentados por empresários, trabalhadores e gestores públicos, além de colaborar na formação de milhares de profissionais em Pernambuco e em outros estados do Nordeste, através da nossa Agência de Comunicação e Treinamentos.
A atuação social também faz parte da sua trajetória?
Sim. Sempre participei de ações gratuitas de qualificação profissional, empreendedorismo e formação de jovens. Desde de muito cedo quando acompanhava meus avós nas ações do Rotary Club e outras instituições filantrópicas. Também atuei no Procon Olinda, incentivei o empreendedorismo feminino e colaborei na construção da comunicação Institucional do Instituto de Inclusão e Cidadania de Pernambuco (IICPE), sempre com foco na inclusão e no fortalecimento das comunidades.
Quais segmentos terão atenção especial em um eventual mandato?
Defendo a valorização da primeira infância, políticas públicas para mulheres, especialmente mães empreendedoras, além de maior atenção às famílias atípicas, pessoas com deficiência e cuidadores. Mas acredito que uma ferramenta social que precisa de um cuidado especial e mais emendas, mais dinheiro mesmo, é a cultura, é preciso fortalecer novos festivais, oficinas e palestras que contém a história da nossa cultura, esses dias estive com nosso patrimônio vivo, Benedito da Macuca, e estávamos falando dos desafios que é tocar tanto para governos municipais quando para entidades do estado, demora nos pagamentos, desvalorização e outras coisas que vamos combater. Acredito que essas pautas precisam ocupar um lugar central nas decisões do Estado e principalmente se tornarem lei.
Como a cultura entra nas suas propostas?
Sou apaixonada por Olinda e acredito que cultura, educação e economia caminham juntas. Quero fortalecer artistas, produtores culturais, artesãos e trabalhadores da economia criativa, reconhecendo a cultura como patrimônio, identidade e como geradora de emprego e renda. Mas, principalmente incentivar a garotada a aprender com nossos mestres, para que assim possamos criar os novos cantores e cantoras de frevo, artistas plásticos, músicos, atores, troças e blocos, nosso forró e toda e qualquer expressão que revele a identidade do nosso povo.
Qual a mensagem que pretende levar aos eleitores?
Quero apresentar uma política construída fora dos gabinetes, baseada na experiência de quem empreendeu, formou pessoas, apoiou projetos sociais e acredita que é possível aproximar o poder público da população. É com esse propósito que inicio minha caminhada com o slogan: “Por Olinda. Por Pernambuco. Por Você.”





