
Conhecida mundialmente pelo seu Carnaval e pela pluralidade cultural, a cidade de Olinda também preserva tradições que vão além das manifestações urbanas.
Com uma extensa e bem preservada área rural, o município mantém costumes historicamente ligados ao interior de Pernambuco, entre eles a tradicional cavalgada.
Neste domingo, mais de 400 vaqueiros se reuniram na zona rural de Olinda para participar do evento, que acontece desde 2016 e já faz parte do calendário cultural da região. A cavalgada é idealizada pelo empresário Márcio Rosa e atrai participantes de diversas localidades.
O evento contou com o apoio do vereador Jesuíno Araújo (PSD), que possui forte ligação com a região e com a cultura popular.
O parlamentar também foi responsável pela articulação que garantiu o calçamento da Estrada Lígia Gomes, importante via que corta a zona rural do município e criou uma lei que coloca o evento no calendário oficial das atividades culturais da cidade.
Outro apoiador presente foi o deputado estadual João de Nagedi (PV), que vem estreitando laços com Olinda e mantendo diálogo político com diferentes lideranças locais.
O Ex-deputado Federal e atual Secretário de Meio Ambiente de Pernambuco Daniel Coelho (PSD), que tem a causa animal uma de suas bandeiras de luta também é apoiador do evento.
A Prefeitura de Olinda também foi parceira da iniciativa, que percorreu toda a zona rural da cidade, reunindo vaqueiros de várias regiões e reforçando a valorização da cultura nordestina.





