More

    ARTIGO: Do Sertão ao espaço – Pernambucana pode integrar missão espacial internacional

    A pernambucana Isabel Fernandes, doutoranda em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE, está entre os finalistas brasileiros que concorrem a uma vaga em uma missão espacial internacional promovida pela Space Exploration and Research Agency (SERA).

    Natural de Itapetim, no Sertão do Pajeú, Isabel vem conquistando o país com sua história de superação e dedicação à ciência, tema do vídeo que viralizou nas redes sociais. Atualmente, ela ocupa a 6ª colocação no ranking nacional e disputa uma das 10 vagas disponíveis para representar o Brasil em um projeto que busca democratizar o acesso ao espaço.

    Sua pesquisa propõe o estudo de tratamentos contra o câncer em ambiente de microgravidade, um passo importante para o avanço da medicina e da biotecnologia. Mas o impacto de sua trajetória vai além da ciência.

    A jornada de Isabel carrega o poder da representatividade: uma mulher nordestina, vinda do sertão, que sonha e luta por um lugar no espaço. Sua presença nesse cenário inspira outras mulheres, meninas e crianças que, como ela, desejam trilhar caminhos na ciência, na pesquisa e na tecnologia.

    Em um país onde ainda há desigualdade de acesso à educação e à ciência, Isabel mostra que o talento e a determinação podem romper barreiras geográficas e sociais. Sua história é um convite para que mais jovens sonhem alto e acreditem que o espaço literal e simbólico também lhes pertence.

    Lawynia Pamella
    Lawynia Pamella
    Lawynia Pamella é bacharela em direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Perita forense digital, membro colaboradora da Comissão de Privacidade e Protação de Dados da OAB-PE, correspondente Jurídica, assistente Jurídica, comunicadora política e secretária geral na APJJ - Associação Pernambucana de Jovens Juristas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo