
A prefeitura de Olinda deu início a uma intervenções de infraestrutura esperada por muitos anos com a assinatura nesta sexta-feira (27), da ordem de serviço para o alargamento e requalificação do Canal Lava-Tripas. Com investimento estimado em R$ 10,5 milhões, a obra beneficiará diretamente os bairros de Sapucaia e Aguazinha, com início previsto já para o mês de julho.
O projeto inclui a ampliação de um trecho de 1,7 mil metros do canal, a requalificação de três pontilhões — nas proximidades da Rua Bogotá, Rua Pedro Ivo e Aguazinha — além da implantação de uma nova rede de drenagem, ciclovia na via marginal e paisagismo. As melhorias prometem transformar a realidade de milhares de moradores, trazendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida.
A obra será executada pela Construtora HECA e faz parte de uma parceria entre a prefeitura de Olinda e o governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), administrado pelo Ministério das Cidades. O prazo de execução é de 12 meses, divididos em etapas.
Durante a cerimônia, a prefeita Mirella Almeida (PSD) destacou a importância do planejamento financeiro e político para a viabilidade da obra. “Nenhuma obra estruturadora na nossa cidade será iniciada sem que haja a garantia de um trabalho com planejamento de começo, meio e fim. Os recursos já estão no município e isso é fruto não só de um trabalho incansável da nossa gestão, mas também de muita articulação política”, afirmou.
Moradores celebraram o anúncio. Edmilson Modesto, de 70 anos, morador de Sapucaia há duas décadas, foi um dos que comemoraram. “Não tenho dúvidas de que este é um projeto que vai significar melhor qualidade de vida e de negócios para todos nós”, declarou.
Um outro destaque do evento foi o pedido da comunidade para mudar o nome do canal. A prefeita apoiou a ideia e sugeriu que lideranças locais organizem uma votação popular com respaldo da gestão municipal.
Para a secretária de obras, Cláudia Peregrino, o momento marca mais do que o lançamento de uma obra. “Este é um dia muito importante para os moradores de Sapucaia e Aguazinha. A gente não só veio anunciar esta obra tão importante, mas, acima de tudo, viemos trazer qualidade de vida para todos daqui”, concluiu.