
Na última quarta-feira (24), véspera de natal, o presidente Lula (PT) fez um pronunciamento oficial, onde, em um tom quase que literário e voltado às famílias brasileiras, falou sobre vários temas e avanços conquistados pelo seu governo.
De acordo com Lula, embora 2026 tenha sido um ano difícil, foi também histórico, tendo em vista, as conquistas do governo, e ainda alertou que, “todos que torceram ou jogaram contra o Brasil, acabaram perdendo”.
Em seu discurso, o presidente valorizou os fatos do país ter saído do Mapa da Fome, da ONU; fim do Imposto de Renda para quem recebe até R$5 mil; valorização do salário mínimo, redução das desigualdades sociais, ampliação da renda da classe trabalhadora e o alcance da menor taxa de desemprego e da inflação, visto os índices dos últimos anos.
Lula também valorizou programas do governo federal, como o novo PAC; transposição do Rio São Francisco; retomada do Bolsa Família; apoio a agricultura familiar; Gás do Povo; Pé de Meia; Agora tem Especialistas; Luz do Povo; Minha Casa, Minha Vida; Reforma Casa Brasil e Nova CNH.
No que tange as relações do Brasil com o mundo, Lula ressaltou que o país voltou a ser notado e respeitado por outros países, e isso se deu, em virtude da diplomacia brasileira e o combate ao “tarifaço imposto por Trump”, além disso, o presidente valorizou a conquista de novos mercados para a produção nacional e ampliação do turismo nas regiões brasileiras.
E no final, Lula reafirmou seu compromisso em enfrentar o crime organizado e a violência social, bem como o fim da escala 6×1 sem redução salarial. E num tom otimista, o presidente concluiu que 2025 foi um “ano que o povo brasileiro sai como o grande vencedor”.





