
A diretoria da União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda/Pernambuco publicou em suas redes, uma nota, repudiando a concessão do título de cidadania ao ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com a nota publicada pela Unacomo/PE,, tal “honraria deve ser concedida à figuras que tenham alguma relação com o estado ou o município e serviços prestados a nossa cidade, o que não se aplica ao ex-presidente”.
Na Nota, a diretoria também rememora a forma como Bolsonaro preteriu o combate à pandemia da Covid-19, bem como as suas políticas, que relegaram o país a uma forte “crise econômica com a carestia, o aumento da extrema pobreza e a desestruturação dos programas sociais”.
No final, a diretoria da entidade conclui avaliando inadmissível a homenagem proposta, para alguém que orquestrou um golpe de Estado para destruir a Democracia brasileira e assassinar o então presidente eleito, seu vice o um Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Leia a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO DA UNACOMO/PE À PROPOSTA DE CONCESSÃO DE TÍTULO DE CIDADÃO À JAIR BOLSONARO
A União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda/Pernambuco, vem por meio desta apresentar o seu repúdio a proposta de concessão de título de Cidadão Olindense ao ex-presidente Jair Bolsonaro, a ser votado na próxima terça-feira, na Câmara de Vereadores de Olinda.
Entendemos, em primeiro lugar, que esta honraria deve ser concedida à figuras que tenham alguma relação com o estado ou o município e serviços prestados a nossa cidade, o que não se aplica ao ex-presidente.
Durante o governo de Bolsonaro o país viveu uma grave crise econômica com a carestia, o aumento da extrema pobreza e a desestruturação dos programas sociais que em outros momentos ampliaram as oportunidades da classe trabalhadora ter acesso a uma vida melhor.
Além disso a pandemia da COVID-19 foi praticamente ignorada pelo governo Bolsonaro, que estimulava a não imunização, não destinou os recursos necessários para o seu enfrentamento e se manteve completamente omisso mediante ao crescimento do número de mortos, atitudes que resultaram em mais de 700 mil vítimas, muitos destes cidadãos e cidadãs olindenses.
Por fim achamos inadmissível conceder qualquer tipo de homenagem na casa do povo olindense a alguém que orquestrou um golpe de Estado para destruir a Democracia brasileira e assassinar o então presidente eleito, seu vice o um Ministro do Supremo Tribunal Federal. Crimes graves que a cada dia se mostram mais evidentes e que devem culminar na prisão de Bolsonaro.
Somos uma cidade de vanguarda, berço da república e de uma vasta história progressista e de defesa da democracia. Carregamos o legado de Fernando Santa Cruz, lutador do povo que foi assassinado pela ditadura militar, o período mais nefasto de nossa história e amplamente defendido por Bolsonaro. Olinda não se curvará nem referenciará quem ataca a democracia construída com sangue e lágrimas de heroínas e heróis deste país.
Aos golpistas não cabe nem a anistia nem homenagens e sim a prisão.
Olinda, 07 de abril de 2025
Diretoria da UNACOMO/PE