More

    TRE CONFIRMA CASSAÇÃO DOS VEREADORES DE OLINDA

    Em uma sessão realizada na manhã de hoje, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou a cassação dos mandatos de quatro vereadores de Olinda, Vlademir Labanca, Jesuíno Araújo, Everaldo Silva e Bruno D’Melo foram alvos da decisão devido a irregularidades na cota de gênero durante as eleições municipais de 2020.

    O Ministério Público Eleitoral apontou que os partidos envolvidos apresentaram candidaturas femininas fictícias, conhecidas como “candidaturas laranjas”, apenas para cumprir a exigência legal de que pelo menos 30% dos candidatos sejam mulheres. Essas candidaturas não tinham a intenção real de concorrer e não realizaram campanhas.

    Os vereadores cassados se defenderam alegando que muitas candidatas desistiram durante a campanha por falta de recursos ou motivos pessoais, o que não configuraria fraude. Eles também destacaram que o MPE inicialmente havia sido favorável à defesa, mas o tribunal decidiu de forma contrária.

    Com a confirmação, o TRE-PE terá que recalcular o quociente eleitoral para redistribuir as vagas na câmara municipal, implicando que outros nomes ocupem as vagas, no caso, os suplentes, Flávio Fofão, Gisele Tavares, Neto da Beira Rio e Professor Marcelo.

    A decisão gerou grande expectativa na população e entre analistas políticos, pois, pode alterar significativamente a composição da Câmara de Olinda, bem próximo das eleições.

    A decisão cabe recurso ao TSE, e certamente será feita pela defesa dos parlamentares. A decisão não deixa os vereadores inelegíveis, podendo assim disputar o pleito nessas eleições.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo