More

    SÃO JOÃO DA RUA DA PALHA, UMA HISTÓRIA DE FAMÍLIA E TRADIÇÃO

    Olinda que tem um vasto histórico cultural, sobretudo no Carnaval, contudo o São João, período importantíssimo para o cenário cultural nordestino, também tem grande relevância para cidade. 

    E para falarmos sobre as festividades de São João. O Diário de Olinda foi foi até a rua da Palha, local que que por décadas, acontece uma festa organizada pelos moradores e já tornou-se referência no roteiro cultural da cidade.

    Na oportunidade, entrevistamos Jacilene, moradora e uma das fundadoras do São João da Rua da Palha.

    Vejamos a entrevista:

    JACILENE, PODE NOS CONTAR UM POUCO SOBRE A ORIGEM DO ARRAIAL DA PALHA?

    A história do Arraiá da Palha começou há 23 anos. Eu e meu falecido esposo, Reginaldo, chegamos de Minas Gerais, e logo no mês de maio, estávamos na Rua da Palha com meu cunhado Beto, minha tia Cristina e meu tio Nininho. Foi num domingo que, enquanto tomávamos uma cervejinha, decidimos colocar uma música junina no microsystem. Começamos a dançar e, quando a música terminou, todos sentamos na calçada e eu pensei: “Vamos fazer uma festa junina só para nós mesmos?” Todos toparam e, no dia 23 de junho, pegamos quatro madeiras, uma lona preta e começamos a dançar embaixo dela.

    E COMO FOI A RECEPÇÃO DOS VIZINHOS NOS ANOS SEGUINTES?

    No segundo ano, gostamos tanto que fizemos de novo. Aí, a vizinha veio, depois outro vizinho, e no terceiro ano começaram a chegar pessoas de outras ruas, até do bairro do Bomfim. Cada ano que passava, o arraiá crescia mais. Ficamos surpresos com a proporção que tomou. Era para ser uma brincadeira em família, mas hoje é uma festa para todo o povo.

    COMO VOCÊS ESCOLHERAM O NOME ARRAIÁ DA PALHA?

    Escolhemos “Arraiá” em vez de “Arraial” em homenagem ao meu avô, que sempre falava “arraiá”. E assim, ficou Arraiá da Palha.

    QUAIS FORAM AS MUDANÇAS AO LONGO DOS ANOS?

    No início, nossa palhoça era rústica, feita de madeira. Com o tempo e a correria dos preparativos, trocamos para tendas, mas sem perder a tradição. Mesmo depois que meu esposo faleceu, mantivemos a palhoça de madeira por um tempo, e a essência da festa continua a mesma. O importante é que todos gostam e aguardam ansiosos pelo arraiá.

    E COMO ESTÁ A EXPECTATIVA PARA ESTE ANO, COMPLETANDO 23 ANOS DE ARRAIÁ DA PALHA?

    Este ano, se Deus quiser, estamos completando 23 anos com muita luta e glória. Teremos atrações, forró, coco e a presença de muitas pessoas. Nosso arraiá vai até amanhecer. Estamos na batalha para manter a tradição viva e todos estão empolgados para a festa.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo