Os rodoviários realizam protesto na manhã desta terça-feira (05) contra o PL 1366/2023, de autoria do deputado estadual Júnior Tércio, que trata da proibição da prática de “surf” em ônibus.
O projeto estabelece que, ao identificar alguém praticando “surf” em cima do ônibus, o motorista deve parar o veículo imediatamente e determinar a descida do indivíduo que estiver no teto do meio de transporte. Caso a prática persista, será necessário acionar a polícia.
Além disso, o projeto estabelece multas de até 100 vezes o valor da passagem para os infratores, além de sanções às empresas que não cumprirem a lei. A nova legislação aguarda a sanção da governadora Raquel Lyra para entrar em vigor.
Para os rodoviários, a lei coloca a categoria em risco, pois tenta transferir a responsabilidade para os trabalhadores, que já sofrem constantemente com violência e ameaças.
O congestionamento chega ao bairro de Cidade Tabajara, e os usuários estão tendo que descer e seguir o trajeto até o terminal da PE-15 a pé.