Moradora de Rio Doce, Rhayanne Representa é um quadro jovem do PT que vem construindo uma campanha rumo à câmara de vereadores muito inspiradora, sobretudo, para os que participam desse projeto popular e coletivo de construção militante.
Rhayanne é graduada em direito, onde cursou a faculdade graças ao FIES, foi liderança estudantil e fundou o coletivo, Um Ato de Coragem, que atua com mulheres e jovens da periferia, tendo entregas sociais sólidas na cidade, como o ‘Intensivão de Coragem’, um pré-vestibular solidário gratuito para os jovens, e duas cozinhas solidárias, uma no bairro do Areal e outra na favela da CSU, em Rio Doce.
Em sua campanha, Rhayanne tem mobilizado muita gente, que como ela, conhece de perto, os tantos desafios e as potencialidades da cidade. Nas atividades eleitorais, o coletivo tem apresentado propostas em torno de bandeiras como educação, meio ambiente, emprego e geração de renda para os trabalhadores locais.
Segundo Rhayanne, “eu vim dos becos e vielas de Rio Doce, e quero ver a cidade crescer com inclusão e justiça social, para que todas e todos tenham oportunidades”.
Outro ponto que merece destaque é sua atuação dentro do PT. Rhayanne efetivou uma militância com muita lealdade aos princípios petistas, as coletividade e a defesa de Lula.
Atualmente é a única mulher jovem, preta e LGBT que o partido apresenta como candidata na cidade. Inclusive, em 2020 foi a mulher mais votada do PT em Olinda.
E, sendo eleita, Rhayanne se comprometerá com políticas públicas voltadas às periferias; educação; geração de emprego e renda; fortalecimento do microempreendedorismo; saúde pública (principalmente da população negra, mulheres e LGBT); preservação ambiental e cultura popular.
Temos aqui um quadro que se destaca na cidade e tem mostrado, embora jovem, um forte compromisso político com os olindenses, e principalmente com as minorias sociais.