
Recentemente, o professor Alfredo Gomes, atual reitor da UFPE, em suas redes sociais, protestou contra os cortes financeiros aprovados pelo Congresso Nacional, que reduzirá o orçamento das universidades federais no Brasil, para o ano de 2026.
De acordo com o reitor, “o Congresso Nacional deu um presente de fim de ano cruel para o Brasil”, pois com a redução do orçamento, as universidades terão grandes dificuldades para arcar com seus custos, sobretudo em relação a segurança, limpeza, manutenção dos laboratórios, pesquisas etc.
Além disso, os cortes também afetarão as políticas de assistência estudantil, podendo assim comprometer a permanência de diversos estudantes, sobretudo os mais empobrecidos.
“Na prática, as universidades federais terão menos recursos para funcionar em 2026, comparado com 2025”, externou o reitor com grande preocupação.
De acordo com Alfredo, esse corte não pode ser considerado como um simples ajuste, e sim uma escolha política egoísta, miúda, irresponsável e excludente, protagonizada pelo Congresso Nacional e que afetará o presente e o futuro da ciência e da educação brasileira.





