
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou, no último sábado (13), a sua conferência municipal em Olinda, visando reorganizar a atuação da legenda presidida por Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e ex-prefeita da Marim dos Caetés.
Na ocasião, diversas lideranças participaram da reunião partidária, como o deputado federal e ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, o líder estudantil e presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), João Mamede, a presidente estadual da legenda, Thiara Milhomem, a presidente da UNEGRO, Érika Silva, e o ex-deputado estadual Luciano Moura.
Na pauta dos debates, a retomada do desenvolvimento soberano do país, os desafios do Governo Lula e a articulação da Frente Popular para as eleições de 2026, com o apoio da legenda à provável candidatura de João Campos (PSB) para o governo do estado. A oposição à gestão da prefeita Mirella Almeida, considerada “desastrosa” pelos comunistas, também foi ressaltada.
No final, o encontro elegeu a nova direção que irá conduzir o partido em Olinda. Foi reeleito o presidente Ossi Ferreira, que atualmente também é gerente do Departamento Regional Nordeste da FINEP, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O PCdoB tem mobilizado todos os seus comitês municipais e estaduais em torno do seu 16° Congresso Nacional, que acontecerá em outubro.