
Olinda aparece em primeiro lugar no ranking de vítimas de balas perdidas na Região Metropolitana do Recife nos primeiros meses de 2025. O dado é do Instituto Fogo Cruzado, que contabilizou 15 pessoas atingidas por projéteis perdidos entre os dias 1º de janeiro e 18 de março. Das vítimas, mais da metade – oito ao todo – foram registradas em Olinda.
Apesar de nenhuma morte ter sido registrada nesse período, todos os feridos precisaram de atendimento médico. O levantamento acende um alerta para a crescente insegurança na cidade, que vem concentrando episódios de violência armada, muitas vezes em áreas de grande circulação de pessoas.
A capital Recife aparece em seguida no ranking, com cinco vítimas, e o município de Paulista completa a lista, com duas ocorrências. Os dados apontam que a Região Metropolitana do Recife tem enfrentado uma preocupante onda de tiroteios que, além de alvos diretos, vêm afetando pessoas inocentes.
Segundo o Fogo Cruzado, a maior parte dos casos ocorreu em vias públicas, próximas a residências e comércios, aumentando ainda mais o risco para quem vive ou transita nas áreas afetadas.
Especialistas em segurança pública defendem ações urgentes de inteligência, policiamento estratégico e programas sociais para combater as causas da violência armada e proteger a população civil.
Prefeitura tem papel importante com as políticas assistênciais e de bem estar que podem contribuir para a prevenção e diminuição dos índices de violência.