More

    O PARLAMENTO: Vereadora Dete Silva

    Dete Silva

    O Diário de Olinda esteve com a vereadora Dete (PCdoB), que na ocasião falou sobre sua trajetória nas lutas em defesa do povo e democracia, como também acerca da sua atuação parlamentar.

    Dete é conhecida por toda cidade, não apenas por ser uma vereadora atuante e mobilizada pelos anseios populares e defesa da classe trabalhadora, mas por liderar um grande movimento pela moradia popular, em vários bairros.

    A vereadora também é dirigente do seu partido, o PCdoB, sendo referência política em todo país, pela sua dedicação à construção do socialismo.

    Vejamos a entrevista:

    1°) VEREADORA DETE, CONTA UM POUCO SOBRE SUA BIOGRAFIA E COMO SUA TRAJETÓRIA POLÍTICA CONTRIBUIU PARA SUA CHEGADA À CÂMARA?

    Sou uma mulher negra, da periferia olindense. Construir a minha militância ligada, sobretudo à luta por moradia. Desde a adolescência atuei em movimentos que buscavam garantir habitação para a população mais carente. Sou uma das fundadoras do Movimento Independente Sem-Teto (MIST), com uma atuação estadual, mas com grande destaque em Olinda e responsável pela conquista de mais de 3.500 moradias ao longo dos anos. 

    Cheguei à Câmara de Vereadores, por meio de muita luta, na última eleição tive 1.679 votos, se tornando a primeira mulher eleita para o legislativo municipal do PCdoB em Olinda, legenda na qual faço parte dos diretórios municipal e estadual.

    Também milito na União Brasileira de Mulheres (UBM), na União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda – (UNACOMO) e sou dirigente estadual da União de Negras e Negros Pela Igualdade (UNEGRO).

    2°) QUANTOS MANDATOS E QUAL SUA VOTAÇÃO?

    Estou no primeiro mandato onde obtive a confiança de 1679 eleitores.

    3°) COMO O MANDATO TEM CONTRIBUÍDO PARA MELHORAR A CIDADE?

    Nosso mandato tem forte atuação no movimento de moradia, onde fui autora de um projeto de lei pra garantir isenção de IPTU para moradores de conjuntos habitacionais. Também atuo em defesa da cultura e do movimento negro, sendo responsável por leis que instituíram os dias municipais da Capoeira e dos Juremeiros, fortalecendo nossas tradições culturais.

    Tambem temos uma atuação destacada no movimento de mulheres. Sou uma, das duas parlamentares da casa.

    E trabalho atuando e fiscalizando a gestão municipal na saúde, educação e infraestrutura da cidade.

    4°) QUAL PERSPECTIVA PARA AS ELEIÇÕES DE OUTUBRO?

    A perspectiva é que nossa campanha ajude a indicar um norte para a cidade de Olinda, que vive um crise administrativa sem precedentes nesta atual gestão, com escolas e creches sucateadas, conselhos tutelares com energia cortada, postos de saúde sem condições de atender a população e infraestrutura precária.

    Pretendo, junto a bancada de oposição, criar uma alternativa viável a essa desastrosa gestão do prefeito Lupercio. 

    E a partir destas discussões, e de todo o trabalho realizado durante estes 3 anos e meio de mandato, pretendo debater com a população um projeto de cidade, apresentando a sua pré-candidatura a reeleição enquanto vereadora da cidade de Olinda.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo