
Na manhã de hoje (20), servidores efetivos da prefeitura de Olinda realizaram um protesto no prédio da administração municipal. Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) afirmam que estão sem o repasse referente ao IFA (Incentivo de Final de Ano), popularmente conhecido como 14º salário.
Esse repasse é feito anualmente pelo Governo Federal e, segundo a categoria, teria sido enviado à prefeitura desde o dia 6 de dezembro do ano passado. Desde então, os trabalhadores vêm discutindo com o governo municipal a definição da data de pagamento, que ainda não foi realizada.
De acordo com a presidente do SISMO (Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda), ainda na gestão do ex-prefeito professor Lupércio havia uma negociação para a quitação do pagamento, mas diversas datas foram programadas e não cumpridas.
A categoria aguardou até o quinto dia útil de 2025, mas também não obteve sucesso no recebimento. Em seguida, foi apresentada uma nova proposta de pagamento para o mês de fevereiro.
Hoje, a categoria realizou um protesto reivindicando o pagamento do repasse, que é oriundo do Governo Federal e já deveria ter sido destinado aos trabalhadores.
Para a presidente do SISMO, o recurso não pode ser utilizado para outros fins e, como já foi enviado pelo Governo Federal, não há justificativa para o atraso no pagamento.