Coincidências à parte, mas, na eleição de 2016, que culminou com a surpreendente vitória da chapa Lupércio/Márcio Botelho, circulava pela cidade um slogan, “o povo quer o liso”.
A expressão “o liso” era relacionada a humilde campanha do professor Lupércio, que na época, disputava com adversários bem mais estruturados financeiramente.
Lá se foram oito anos da citada eleição, e a situação não mudou para o candidato do PP, Márcio Botelho, pelo menos se levarmos em conta as informações referentes às contas oficiais das campanhas, no site do TSE.
Segundo os valores expressos por cada candidatura, a campanha do progressista é a mais humilde, em relação aos recursos destinados.
Por outro lado, a campanha mais endinheirada tem sido a de Izabel Urquiza, que conta com R$1.600,000,00 de valores destinados pelo seu partido, o PL.
Em segundo lugar temos a candidata Mirella Almeida, que tem em seus registros, o valor de R$1.516.000,00, disponibilizados pelo PSD. E na terceira posição, Vinicius Castello, que apresentou um repasse de R$ 1.000.000,00, ofertado pelo PT.
E depois dessas campanhas milionárias, temos Antônio Campos, que apresentou uma doação partidária do PRTB no valor de R$50.000,00.
E por derradeiro, o atual vice-prefeito, Márcio Botelho, do PP que apresentou uma humilde campanha orçada em R$44.000,00, montante este que, não foi referente a repasse de seu partido, mas, registrado como recurso próprio para financiar suas movimentações.
Será que frente a campanhas tão robustas de recursos, o “povo vai querer o liso”?