Os amantes da sétima arte receberam com alegria, a notícia sobre o retorno das exibições de filmes, no Teatro do Parque, no Recife, a partir do dia 08 de maio (quarta feira), com programação de sessões, até dezembro. Um fato que soma-se a possibilidade real de retorno do Cinema São Luiz, que, de acordo com a secretaria de cultura de Pernambuco, está previsto para os próximos meses.
Contudo, para os olindenses, o que se tem é zero sinal de esperança sobre o retorno do Cine Olinda e do Cine Duarte Coelho, dois espaços que um dia, foram realidades para o município, mas que atualmente, só a graça.
O Cine Olinda foi inaugurado em 1911 (denominado de Cine Theatro de Variedades), e durante décadas, foi um local onde as pessoas podiam assistir a uma variedade de filmes, desde produções nacionais/locais e lançamentos de Hollywood. Já o Cine Duarte Coelho, inaugurado em 1942, também foi cenario de importantes exibições cinematográficas, protagonizando momentos históricos da cidade.
Contudo, desde a década de 1980, entra prefeito e sai prefeito e o retorno desses equipamentos só figura nas promessas vazias dos gestores e candidatos. Ao longo do tempo, os discursos são vários! Emendas parlamentares, captação de recursos estaduais e federais e até possibilidade de mobilização de recursos municipais para a reativação dos prédios, mas de concreto só o abandono.
E frente a esse contexto de retorno do Cinema São Luiz e da volta das exibições no Teatro do Parque, fica o questionamento ao professor Lupércio: E os cinemas, prefeito? Nada ainda?