
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ex-prefeita de Olinda, anunciou nesta sexta-feira (21) um investimento do governo federal no valor de R$ 13,2 milhões para a pesquisa oncológica.
O recurso, proveniente do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), faz parte do programa Pró-Infra Centros Temáticos – FINEP.
Com esse investimento, será implantado o Centro Integrado de Pesquisa Clínica e Translacional em Oncologia, o primeiro desse tipo no estado. Esse novo espaço será essencial para armazenar amostras de pacientes com alta qualidade para pesquisas, realizar análises genômicas de diferentes tipos de câncer e desenvolver estudos voltados à descoberta de novos biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e resposta ao tratamento, além de identificar novos alvos terapêuticos.
Além disso, com a liberação inicial de R$ 9,3 milhões, o HCP ampliará seu Centro de Pesquisa Clínica, aumentando a capacidade de conduzir estudos em parceria com a indústria farmacêutica e proporcionando a mais pacientes acesso a tratamentos inovadores e mais eficazes contra o câncer.