O PSB de Olinda tem apresentado fortes nomes em sua chapa para as eleições proporcionais, com mulheres e homens forjados nas lutas populares, comunitárias e sindicais. E um desses nomes é o famoso líder Joãozinho, quadro histórico do partido e que, carrega consigo muitas experiências, sobretudo na atiação, frente aos espaços de controle social e nos movimentos de bairro.
Joãozinho se intitula como uma “pessoa do povo”, que veio de Lajedo para Olinda, em 1971. Trabalhou e se aposentou como servidor do município e ao longo de décadas, contribuiu nas lutas nas associações de moradores, conselhos comunitários e sindicato dos servidores municipais. Em sua trajetória, destacamos a sua atuação como presidente da Associação de Moradores de Ilha de Santana, na fundação e na presidência da União das Associações e Conselho de Moradores de Olinda (UNACOMO/PE) e na diretoria da FEMOCOHAB/PE.
Além da sua dedicação aos movimentos comunitários, Joãozinho também carrega uma trajetória política marcada pelas lutas em defesa do Sistema Unico de Saúde (SUS), dos direitos sociais, do controle e da participação social. Nesse aspecto, destaca-se em seu currículo a atuação como presidente dos conselhos municipais de saúde e de direitos humanos.
E nessas eleições, além de quadro dirigente do Partido Socialista Brasileiro, Joãozinho está sendo, mais uma vez, apresentado como alternativa ao legislativo municipal, onde promete defender as pautas mais pertinentes ao povo, lutar pelo fortalecimento dos conselhos participativos e por mais políticas sociais efetivas, que atendam, sobretudo os mais necessitados.