Uma das pessoas que tem jogado peso na campanha de Mirella Almeida (PSD) é o articulador Gutemberg Maia, que atualmente tem feito movimentos pela cidade, visando o fortalecimento do governo de Lupércio (PSD) e a devida sucessão eleitoral da gestão.
Berg, como também é conhecido, iniciou sua vida política ainda jovem, quando estudava no Colégio Firmino da Veiga, em Paulista. Foi liderança estudantil e desenvolveu uma forte habilidade de liderança e análise política.
Saindo das lutas estudantis, Gutemberg tornou-se quadro partidário, onde participou ativamente das campanhas do ex-governador Eduardo Campos, coordenando a juventude, em grande parte da região metropolitana do Recife.
Na administração pública, Berg integrou a gestão de Yves Ribeiro e de Júnior Matuto, em Paulista. Em Abreu e Lima, participou da coordenação de campanha que reelegeu o pastor Marcos José, tornando-se posteriormente, secretário de governo no município.
No governo Paulo Câmara (PSB), Berg teve participação destacada, sobretudo nas articulações políticas no litoral norte e na secretaria de desenvolvimento social do estado.
Recentemente, Gutemberg participa da gestão do professor Lupércio, atuando na coordenação e nas articulações políticas do governo e, agora, da campanha de Mirella Almeida (PSD), e sua participação tem sido gigante nas ações de um grupo que atualmente mobiliza 11 partidos, 11 vereadores e grandes lideranças da cidade.
Segundo Berg, “a vitória de Mirella não significa a continuidade do governo Lupércio, mas um salto na forma de como se faz política na cidade”.