More

    GIRO.PE: PT do Recife elege novo presidente em disputa marcada por polêmicas e demora na apuração

    No último sábado, 6 de julho, o Partido dos Trabalhadores realizou sua eleição interna em todo o Brasil para renovar as direções municipais da sigla. No Recife, a votação foi marcada por intensa disputa política, denúncias de fraudes em filiações e um processo de apuração que durou mais de 24 horas.

    Três candidatos disputaram a presidência municipal do partido na capital pernambucana: Pedro Alcântara, militante histórico do PT e ex-secretário de Juventude do Recife, que mantém uma postura independente, mas esteve alinhado nesta eleição ao grupo do ex-deputado Fernando Ferro; Jairo Brito, ex-vereador e nome ligado à corrente interna CNB (Construindo um Novo Brasil), com apoio do senador Humberto Costa; e Osmar Ricardo, atual vereador do Recife, sindicalista de base e representante da corrente ASD (Alternativa Socialista Democrática), apoiado pela senadora Tereza Leitão e pelo coletivo CPTM (Coletivo PT Militante).

    Após um dia inteiro de apuração e um processo tenso de contagem dos votos, Osmar Ricardo foi eleito o novo presidente do PT do Recife. Sua vitória representa um rearranjo nas forças internas do partido, especialmente por sua relação de aliança política com o prefeito João Campos (PSB), o que tem gerado debates na base petista sobre a independência do partido frente à gestão municipal.

    Com a presidência agora sob o comando de Osmar Ricardo, o PT do Recife terá pela frente o desafio de reconstruir a unidade interna, garantir o protagonismo da militância e definir qual será o papel do partido nas disputas políticas da capital — especialmente diante da proximidade com o PSB e da discussão sobre alianças para as eleições municipais de 2026.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo