
Na última sexta-feira (29), o Instituto Conecta divulgou sua pesquisa, que abordou as possíveis preferências do eleitorado pernambucano para as eleições de 2026, bem como a aprovação do governo do estado. No levantamento, foram feitas 1.200 entrevistas, entre os dias 22 e 25 de agosto.
E de acordo com os resultados obtidos, João Campos (PSB) segue firme na liderança, quanto a preferência do eleitorado, atingindo 52% da preferência dos votantes. Já a governadora Raquel Lyra (PSD) alcançou 31% das intenções dos votos.
Com esses percentuais, percebe-se que, comparado a última pesquisa publicada, a governadora ampliou sua margem de votação, porém ainda sairia derrotada da disputa pela reeleição, já o atual prefeito do Recife, se consagraria então o novo governador de Pernambuco.
Destaca-se também a presença do vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), que na pesquisa pontua 4% das intenções de votos, tornando-se o novo nome, na preferência dos bolsonaristas/extrema direita, em detrimento do ex-ministro Gilson Machado (PL), que pontua com 3%.
Por fim, a pesquisa também aponta para a avaliação dos pernambucanos acerca da gestão Raquel Lyra. Nos resultados temos 51% de aprovação aos trabalhos desempenhados pela governadora, em paralelo a 45% que desaprovam o governo.
De acordo com fontes palacianas, os resultados da pesquisa feita pelo instituto Conecta agrada aos setores governistas, visto o crescimento eleitoral de Raquel Lyra, contudo, uma avaliação equivocada, já que, hipoteticamente, os erros da governadora podem está dentro da sua gestão e no seu staff principal (grifo do Diário de Olinda).