Em meio ao debate político, uma das pautas mais discutidas é a educação, sobretudo a primeira infância. Entretanto, a gestão do Professor Lupércio perdeu recursos para a construção de, pelo menos, 12 novas creches que beneficiariam centenas de crianças.
O Diário de Olinda teve acesso a documentos que mostram o processo licitatório para a construção das creches, iniciado no final de 2016, ainda no governo de Renildo Calheiros, mas que não foi concluído na gestão do atual prefeito Lupércio.
Com verba do PROINFÂNCIA/FNDE, garantida ainda na gestão anterior, os recursos para a construção das creches estavam disponíveis, e seis delas chegaram a ir para licitação. No entanto, o processo não foi concluído na atual gestão, e os recursos foram perdidos.
Segundo informações, os valores foram devolvidos em 2021, e a atual gestão fez um novo cadastro, já no governo Bolsonaro, para a captação de recursos para a construção das creches nos mesmos locais. No entanto, nenhum recurso foi repassado pelo FNDE para a construção dessas unidades de ensino.