
A política pernambucana não é para amadores! E mais um dos indícios dessa máxima será na próxima segunda-feira (10), a governadora Raquel Lyra oficializará sua ida ao Partido Social Democrático, que embora muito jovem, já desponta como a maior agremiação partidária do país, tendo em vista o número de prefeituras, governando um total de 891 cidades, em todas as regiões brasileiras.
O ato de filiação será na próxima segunda-feira (10), no Recife Expocenter, localizado no Cais de Santa Rita, e contará com grandes lideranças estaduais e nacionais, como o presidente do partido, Gilberto Kassab e o ministro de Pesca, André de Paula.
E com a ida de Raquel Lyra aos quadros do PSD, que também faz parte da base do governo Lula e comanda três ministériso no governo federal, com André de Paula no Ministério da Pesca, Carlos Fávaro na pasta da Agricultura e Alexandre Silveira (PSD) com Minas e Energia, o partido se consolida em Pernambuco como um forte reforço para o governo Lula, já que sob a liderança do presidente Gilberto Kassab, os sociais democratas governam 18 prefeituras no estado.
Mas com a ida da governadora ao PSD, o partido também poderá atrair mais prefeituras para suas fileiras, já que Raquel Lyra influenciou bastante nas últimas eleições municipais, conseguindo eleger prefeitos(as) em 31 cidades somente pelo seu futuro ex-partido, o PSDB.
Enfim, uma movimentação complexa, mas que aproxima ainda mais o governo estadual do PT, e alinha potenciais forças para o palanque de Lula em Pernambuco. Resta saber como o PSB dos Campos vão administrar esse novo tabuleiro político que em breve estará posto.