More

    ESCÂNDALO NO JUDICIÁRIO: Ana Paula Azevedo é retirada da lista sêxtupla

    A decisão da 12° Vara da Justiça Federal de retirar o nome da Dr.a Ana Paula Azevêdo, primeira mulher negra da história a integrar a lista sêxtupla da OAB/PE, tem gerado desconforto, frustração e revolta entre vários movimentos que defendem a igualdade racial, bem como a própria advocacia negra do estado.

    De acordo com o regramento, a lista deveria incluir três homens, sendo um negro, e três mulheres, com pelo menos uma negra. No entanto, após decisão judicial, Ana Paula foi substituída por uma outra candidata branca, resultando em uma lista sem nenhuma advogada negra. 

    E a decisão não ten sido bem aceita, e por conta disso, a Advocacia Negra e o Movimento Negro Unificado (MNU) repudiaram o ocorrido, apontando racismo institucional e a tentativa de perpetuar os privilégios históricos no judiciário.

    Para Débora Gonçalves e Fábio Fonseca, lideranças da Advocacia Negra Pernambucana, “a decisão visa perpetuar privilégios históricos sobre o pretexto de críticas desconectadas da realidade. Lamentamos que, em um momento de conquistas inéditas, ainda enfrentemos ataques que refletem o desconforto de quem não se reconhece em um modelo plural”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo