O Diário de Olinda teve o prazer de entrevistar o Coronel Fentes, importante figura política do município e que hoje apresenta seu nome, junto a sua experiência política e técnica, aos eleitores olindenses, como pré-candidato a vereador.
1°) CORONEL FENTES, FICAMOS FELIZES EM TÊ-LO COMO ENTREVISTADO, MAS PARA INICIARMOS, FALA UM POUCO DA SUA HISTÓRIA, PARA QUE NOSSOS LEITORES SAIBAM SOBRE SUA TRAJETÓRIA:
Sou Sérgio Fentes Gomes, filho de Genival Rafael Gomes e Valdeci Fentes Gomes, casado, pai de três filhos, nasci no Alto José Bonifácio e morei a maior parte da minha infância e adolescência no bairro de Linha do Tiro, zona norte do Recife. Estudei no Colégio da Polícia Militar e em 1993, fui aprovado no concurso público para Oficial da Polícia Militar, realizando curso de formação em regime de semi-internato, com duração de 03 anos para o Oficialato. Sou Bacharel em Direito e pós graduado em Gestão Pública. Realizei vários cursos dentro da PMPE e assumi diversas funções no Batalhão de Rádio Patrulha, Batalhão de Choque, sendo ainda Coordenador de Operações do Centro Integrado Operações de Defesa Social, de todas as áreas da região metropolitana e capital, dentre elas Olinda, Recife, Paulista, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
Hoje, sou Coronel da reserva da Polícia Militar de Pernambuco, presidente de Honra do Partido Progressistas e pré-candidato a vereador de Olinda.
2°) NO SERVIÇO PÚBLICO VOCÊ PARTICIPOU DE ALGUMAS SECRETARIAS, DO ATUAL GOVERNO LUPÉRCIO, QUAL O DESAFIO QUE VOCÊ PERCEBEU MAIOR DIFICULDADE OU COMPLEXIDADE DENTRO DA GESTÃO?
Em 2017, assumi a Secretaria de Controle Urbano e Ambiental de Olinda, permanecendo durante quatro anos e na ocasião sabia que estava diante de uma das mais importantes secretarias do município e com um grande desafio e complexidade, no tocante a colocar ordem e controle na cidade que estava a mercê de várias irregularidades no que diz respeito a construções irregulares, crimes ambientais, alvarás de funcionamento, obstrução de calçadas, ordenamento no comércio dos 32 bairros, zona rural, praia, controle e planejamento do carnaval, fiscalização de propagandas irregulares, fiscalização de alvarás de construção.
Em seguida fui Secretário Executivo de Trânsito e depois nomeado Secretário de Planejamento em Segurança Cidadã de Olinda (Guarda Municipal de Olinda).
3°) NO QUE DIZ RESPEITO A SEGURANÇA PÚBLICA E O PAPEL DA MUNICIPALIDADE, COMO VOCÊ AVALIA, NOS DIAS ATUAIS, A GESTÃO DO PREFEITO LUPÉRCIO ACERCA DESSE TEMA?
Como coronel da Polícia Militar de Pernambuco, tenho a plena convicção do grande desafio e complexidade de qualquer gestor e considero esse tema como um dos mais complexos na atualidade. Quando fui nomeado Secretário Executivo de Planejamento em Segurança Cidadã na Guarda Municipal de Olinda, sempre nos meus pronunciamentos e nas várias reuniões da gestão que participava, me colocava favorável que a Guarda Municipal, fosse mais valorizada, equipada, preparada, com instalações dignas, com devido aumento de efetivo e principalmente “armada,” para ajudar no combate a violência e criminalidade na cidade de Olinda, inclusive com implantação e aumento do número de câmeras e a instalação de uma Central de Comando e Controle, para Planejamento de várias Operações nos bairros e no Sítio Histórico de Olinda.
Infelizmente o atual gestor Lupércio, não tratou o tema como meta prioritária e taí o resultado, várias residências, sendo arrombadas no Sítio Histórico, sistema e câmeras insuficientes e inoperantes em toda a cidade e uma Guarda Municipal com péssimas condições de trabalho, efetivo desvalorizado e muito reduzido para tamanho da cidade.
No meu entendimento o assunto Segurança Pública não é mais só atribuição do estado, os municípios tem sim, que ter sua parcela de contribuição. É inconcebível que a cidade de Olinda, que realiza um dos maiores Carnavais de rua do mundo e que ostenta o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, tenha seu patrimônio depredado, pichado e que os bandidos atuem livremente praticando vários furtos e roubos e a Prefeitura Municipal, não tenha um sistema de videomonitoramento eficiente, com instalação de várias câmeras e com uma guarda Municipal armada, preparada e valorizada para ser acionada caso necessário.
4°) SEU PARTIDO TEM APRESENTADO O NOME DO VICE PREFEITO MÁRCIO BOTELHO COMO ALTERNATIVA ELEITORAL PARA A CIDADE. COMO VOCÊ AVALIA ESSA CANDIDATURA E QUAL O PAPEL DO CORONEL FENTES, FRENTE A ESSE DESAFIO?
Eu, e o Partido Progressista, através dos nossos deputados federais, Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, temos a plena convicção que o vice-prefeito e pré-candidato, Márcio Botelho, tem coragem para mudar Olinda. Conheço Márcio Botelho desde 2001, quando fizemos faculdade e nos formamos em direito, fiquei bastante feliz quando a convite dele, deixei à Polícia Militar e assumi o Controle Urbano e Ambiental de Olinda, que estava clamando por socorro.
Eu avalio a pré candidatura de Márcio Botelho, como a verdadeira mudança na cidade, onde através do seu espírito jovem, com grande poder de articulação e inteligência aguçada, a cidade só tende a avançar. Meu papel junto a Marcio Botelho, será de orientar, apoiar, dar sugestões e opiniões, quando da tomadas de decisões e propor idéias para a melhoria da nossa cidade de Olinda.
Todos nós sabemos que Olinda não tem instalações de grandes indústrias e uma rede hoteleira forte, mas temos sim uma gigante adormecida que não foi explorada por gestores anteriores e que já vamos trabalhar a todo vapor no plano de governo de Márcio Botelho, sobretudo para fomentar uma gigante indústria do turismo cultural e religioso em nossa cidade, com a instalação de hotéis e estrutura local para receber os turistas, a exemplo de outras cidades do Brasil, que tem o turismo e a cultura local como principal fonte de arrecadação de recursos.
5°) E A ATUAL CÂMARA DE VEREADORES, COMO VOCÊ AVALIA O TRABALHO DOS VEREADORES NA CIDADE?
O trabalho dos vereadores de Olinda, está deixando muito a desejar, no tocante a sua atividade mais importante do dia a dia, que é propor leis e fiscalizar os atos do executivo. Precisamos de uma verdadeira mudança nos seus quadros, elegendo vereadores com força para fazer a diferença na cidade e que seu trabalho seja dirigido a toda a população do município, que lhes conferiu o voto direto e secreto para representar seus interesses coletivos perante o poder público.
Não vemos também ações dos vereadores no tocante a auxiliar o município, fazendo indicações de ações, como construção de escolas, assistência à saúde da população e limpeza pública. Por isso que eu Coronel Fentes sou pré candidato a vereador, não só de um bairro, mais de todos os 32 bairros e a zona rural de Olinda.
Se ver muita seriedade e compromisso em tudo que ele faz, Olinda precisa de mudança e o Coronel Fentes é o melhor por Olinda. Fiscalizar, cobrar , buscar alternativas através de políticas públicas que vão fazer Olinda crescer.