More

    Em Olinda, religiões de matrizes africanas são esquecidas pelo Programa Saúde nas Igrejas

    A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD) anunciou nesta semana, o programa “Saúde nas Igrejas” que visa levar atendimento especializado de saúde por meio de atendimentos feitos em algumas instituições religiosas do município, sobretudo as evangélicas.

    O programa que a princípio, não específica ser exclusivamente para membros de determinadas igrejas, tem sido questionado por alguns setores da sociedade, tanto pela forma, quanto por seu conteúdo.

    E dentro das críticas, fica nítida a preocupação com a possibilidade do programa trazer limitações ao acesso de alguns seguimentos da população a tais serviços, ponderação essa, feita principalmente pelos fiéis da religião de matriz africana, que historicamente já sofrem diversos tipos de preconceitos.

    “Temos aqui uma ideia que a princípio possa parecer boa, aproximando os serviços da saúde à população. Contudo, tais ações facilmente podem ser questionadas, principalmente se o programa direcionar suas ações para uma comunidade religiosa específica, ferindo a impessoalidade e a laicidade do Estado. E tais preocupações não são secundárias, já que é pública e notória a relação da prefeita e seu grupo político ao meio evangélico”, refletiu o cientista político, Wallace Melo.

    Outro questionamento que tem sido feito, diz respeito ao porquê de não se executar o programa em outros possíveis espaços, como escolas, associações de moradores e organizações da sociedade civil, ou até mesmo, frente o potencial do programa, usar ele para fortalecer as unidades de saúde do município, o que efetivamente beneficiaria toda população, evitando maiores distinções.

    Pois bem, embora a ideia do programa tenha sido bem intencionada, é preferível que a prefeitura acompanhe de perto a execução das ações, para que a solução construída não vire um problema para a prefeita.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo