
Na última segunda-feira (19), por iniciativa da vereadora Eugênia Lima (PT), ocorreu uma audiência pública na Câmara, visando debater sobre a educação da cidade.
A audiência intitulada de “Realidade e Desafios da Educação de Olinda”, reuniu , além dos sindicatos dos professores da rede municipal, Sinpmol e estadual, Sintepe, também contou com representantes do Ministério Público, estudantes, docentes e representantes do Conselho e da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião os presentes apresentaram um conjunto de desafios que ainda não foram superados na rede municipal, como a questão das estruturas físicas e acessibilidade das escolas, falta de bibliotecas e laboratórios de informática.
Outro ponto que foi tocado na audiência se referiu a carência de uma política de valorização dos profissionais da educação na rede. É válido ressaltar que, até o momento, o reajuste dos professores não foi efetuado pela gestão, existindo a possibilidade de uma greve nas escolas municipais.
De acordo com Eugênia, “a audiência foi um espaço essencial para dar voz aos profissionais da educação, aos estudantes e às famílias. Precisamos entender o que está funcionando, o que precisa melhorar e, principalmente, cobrar ações concretas da Prefeitura. Educação é a base de tudo, e é responsabilidade de todos nós lutar por uma escola pública de qualidade em Olinda”.