No último dia 8 de janeiro, ocorreram em todo o país atos contra a tentativa de golpe orquestrada por setores da sociedade e militares da extrema direita, que atentaram contra a democracia e atacaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto.
Em Pernambuco, o ato aconteceu no centro do Recife e contou com a participação de diversas lideranças do estado. A vereadora Eugênia Lima (PT) destacou a ameaça que esses atos representaram para os trabalhadores, além da tentativa de retirar direitos historicamente conquistados pela classe trabalhadora.
“A gente precisa conscientizar a classe trabalhadora, porque aqueles atos (de 8 de janeiro de 2023) também representavam a retirada de direitos trabalhistas”, destacou Eugênia. “A tentativa de golpe era também a negação da ciência, a desvalorização da cultura e de várias políticas públicas”, afirmou.
Após os discursos, os participantes deram as mãos em uma grande roda na Avenida Conde da Boa Vista e entoaram gritos em favor da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, destacou a parlamentar.