O Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda tornou público sua insatisfação com a prefeitura, pois até o momento, a agremiação ainda não recebeu o cachê referente ao desfile do Carnaval 2024.
Em nota, o Elefante de Olinda frisou que é uma organização sem fins lucrativos, e que precisa do dinheiro do cachê para remunerar os trabalhadores envolvidos em seus desfiles.
O clube tem 72 anos de tradição carnavalesca e é considerado patrimônio vivo da cultura pernambucana, e frente a sua importância e referência nos festejos carnavalescos, sua direção, na nota, denunciou acerca da situação, repudiando a prefeitura de Olinda pelo não pagamento dos valores acertados.
ACESSE A NOTA NA ÍNTEGRA
Nota Pública: CCM Elefante de Olinda
Nós, do CCM Elefante de Olinda, gostaríamos de tornar pública uma situação que muito nos preocupa. Já estamos no mês de outubro e a agremiação ainda não recebeu, da Prefeitura de Olinda, a parte final do cachê referente aos desfiles do Ciclo Carnavalesco 2024. É importante destacar que somos uma organização sem fins lucrativos, e que, portanto, este valor é integralmente direcionado ao pagamento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Pessoas que fazem do seu ofício, a preservação da arte, do nosso patrimônio imaterial cultural, da nossa alegria e da nossa identidade como povo. Essa situação absolutamente desrespeitosa prejudica diretamente o planejamento do Carnaval 2025. O Clube tem mantido contato com os órgãos municipais responsáveis pela liberação do restante do pagamento (Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura) entretanto, os referidos órgãos ainda não forneceram qualquer resposta ou justificativa.
É inadmissível que um Clube com 72 anos de tradição no carnaval de Olinda, que tem sua história entrelaçada com a identidade e expressão do Carnaval olindense, precise vir a público tratar de um assunto que nem deveria ser objeto de debate. Os cachês das agremiações são parte fundamental na manutenção do Carnaval de Olinda, movimentam a economia da cidade e contribuem diretamente com a renda de centenas de pessoas que, apesar de muitas vezes não estarem presentes nas ladeiras desfilando, estão nos ateliês e oficinas produzindo fantasias, adereços, estandartes e demais itens fundamentais para os ciclos carnavalescos.
Não é somente pelo Elefante que fazemos essa cobrança pública, é pela salvaguarda e manutenção do nosso carnaval, pois sabemos que a situação enfrentada pelo CCM Elefante de Olinda é a mesma de outras agremiações e fazedores de cultura de nossa cidade. Finalmente, repudiamos tal situação e aguardamos que a Prefeitura de Olinda cumpra sua parte realizando os pagamentos devidos referentes ao ciclo carnavalesco de 2024.