
Recentemente a governadora Raquel Lyra (PSD) fez um verdadeiro “gol de placa”, ao concluir o curso de formação e liberar para as ruas, aproximadamente 2300 novos policiais militares. Uma medida que poderia ser algo sem muita atenção, se não fossem as notícias difundidas sobre o aumento da sensação de segurança, por parte da população, bem como a produtividade dos novos praças, que tem feito, pelo menos nessas primeiras semanas, um bom trabalho.
No início, é bem verdade, houve certo estranhamento, principalmente pelo excesso de abordagens feitas aos cidadãos, nos mais variados espaços. No entanto, “os laranjinhas” como assim são denominados, aos poucos foram se incorporando à paisagem urbana e ao cotidiano, tornando-se até mesmo personagens das páginas de humor que circulam pelo estado.
E foram com essas “pitadas de humor”, junto a alguns resultados já percebidos (detenções, abordagens e redução de crimes patrimoniais) e o aumento da sensação de segurança, que esses novos policiais militares têm se tornado um elemento positivo para a governadora, sobretudo perante a opinião pública na região metropolitana do Recife.