More

    EDITORIAL: Os quatro desafios imediatos de Mirella

    Wallace Melo Barbosa

    Finalizado os cerimoniais, nomeações e posse do primeiro escalão do governo, eis que chega a hora de Mirella Almeida (PSD) se apropriar do serviço e gerir a Olinda real. E frente aos tantos desafios herdados do ex-prefeito Lupércio (PSD), a gestora já nos primeiros dias, vem andando pelas ruas, fazendo vistorias nos corredores e na orla e fiscalizando os serviços de limpeza executados nos diversos logradouros no município.

    Contudo, já incorre nesses primeiros dias, quatro desafios que mobilizará a prefeitura de Olinda num ritmo, digamos que mais acelerado. O primeiro, diz respeito a educação municipal. É imperioso que Mirella consiga iniciar o ano letivo (fevereiro) na rede de ensino de maneira organizada e com as devidas vagas ofertadas, nas escolas e nas creches. Um esforço que vem acompanhado pela demanda de se estruturar, reformar e equipar os prédios, bem como, efetivar o fornecimento de uma merenda de qualidade, fardamento e material escolar para os estudantes.

    Também incorre no rol dos desafios, e ainda na educação, a atualização do piso nacional do magistério, que já em janeiro, precisa ser reajustado em 6,27%, evitando assim paralisações e potenciais greves pelo não cumprimento da lei federal que determina o aumento salarial dos professores da rede.

    Em terceiro lugar, temos a missão de alocar e cumprir o que foi construído com as alianças eleitorais. E para isso, a prefeita precisará fazer um esforço analítico e fiscal dentro do orçamento, visando a contratação do conjunto de profissionais para os diversos orgãos municipais. Aqui o político e o técnico se entrelaçam e para se efetivar a devida equação e sinergia, Mirella e sua equipe precisará avançar sobretudo na capacidade de diálogo, sobretudo com as forças aliadas que trabalharam para sua eleição.

    É válido ressaltar que já se percebe um certo clima de tensão entre os trabalhadores que até o dia 31 de dezembro de 2024 ocupavam os cargos comissinados, na gestão do professor Lupércio E até agora não foram relocados em suas funções. E o quanto mais rápido Mirella se apropriar dessa demanda, melhor será sua governabilidade e legitimidade, frente as forças políticas da cidade.

    Pois bem, até aqui, os desafios levantados não são surpresas para a maioria dos municípios, quando estão em um novo ciclo de gestão. Retorno as aulas, reajuste dos professores e alocação dos comissionados no governo. Contudo a quarta pauta é muito peculiar de Olinda, o carnaval.

    É bem verdade que o carnaval 2025 só terá início em março, no entanto, em Olinda, já se respira a festividade, desde o final do ano passado. E para o poder municipal organizar bem os festejos carnavalescos, será fundamental, dentre outros esforços e ações, o devido cumprimento das normativas que legislam sobre as ações e a coordenação do evento na cidade, e nesse quesito, destaco a lei municipal Nº 5.306/2001, que estabelece as devidas obrigações e serviços que devem ser prestados pela prefeitura nos dias de folia.

    É, por exemplo, na Lei do Carnaval que temos a composição da Comissão Permanente do Carnaval, as regras para as agremiações e blocos, os focos e instrumentos de animação, a regulamentação do comércio de comidas e bebidas, a mobilidade e acesso de veículos nas ruas etc.

    E frente aos desafios postos, não há dúvidas que a prefeita fará grandes esforços, visando perparar a cidade, para proporcionar um carnaval a altura dos munícipes. O que inclui uma programação de qualidade e descentralizada, apoio aos blocos e troças carnavalescas e oferta de serviços voltados a segurança, inclusão social, prevenção e cuidados com a saúde, mobilidade, limpeza etc.

    Pois bem, visto os quatro desafios imediatos e postos para Mirella, já podemos ver que os dias serão, pelo menos para a prefeita, de muito trabalho, e que vai exigir da gestora uma grande dedicação a cidade. Contudo, analisando seu ritmo e suas movimentações, desde o final das eleições e no próprio processo de transição, acredita-se que tais demandas serão bem resolvidas, e a cidade, com absoluta certeza, reconhecerá assim, no primeiro trimestre, os devidos méritos.

    Wallace Melo Barbosa
    Wallace Melo Barbosa
    Presidente do Instituto Somar Social. Humanista, professor, graduado em História, Geografia, Pedagogia e Direito, especialista em Ciência Política e mestre em Ciências Sociais. Atua como gestor público e no terceiro setor. Fundador do Diário de Olinda, acredita que, por meio da comunicação social, poderá contribuir com o acesso à informação e para a melhoria do cotidiano da população.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo