More

    EDITORIAL: 100 dias de governo – engajamento e protagonismo marcam a dinâmica da gestão Mirella

    Chegado os 100 dias do governo Mirella Almeida (PSD), frente a prefeitura de Olinda, inicia como de costume, um momento de avaliações mais densas acerca da gestão municipal, análises essas que partem tanto dos próprios aliados, como também, das frentes de oposição.

    Tais opiniões são de grande valia, pois apontam os acertos percebidos, bem como as dificuldades e possíveis áreas que devem ter mais atenção por parte da prefeita e sua equipe.

    No entanto, de maneira mais ampla, podemos destacar nesses 100 dias de governo Mirella, que a prefeita tem acertado mais do que errado. Seus movimentos na política tem sido seguros, sem grandes devaneios e sua aceitação perante o povo tem sido bem razoável.

    E vale destacar que a prefeita também tem respondido às críticas que já se apresentam, e, diga-se de passagem, se dedicado a fazer um governo com entregas e que preste serviços com eficiência, pelo menos é o que se percebe, sobretudo em seus anseios.

    Mirella tem se empenhado em construir uma boa imagem pública sobre toda sua gestão, e pra isso tem mobilizado constantemente seu secretariado, visando a constituição de uma governança marcada pelo cumprimento de metas.

    É válido ressaltar que, logo quando assumiu, a prefeita teve que, de pronto, encarar os desafios de construir o início do ano letivo na rede municipal e a organização do carnaval. Duas demandas que ela já sabia que iriam exigir maior atenção.

    E por conta disso, desde a fase de transição, no final do governo do professor Lupércio (PSD), a prefeita já alertava que as questões teriam certa prioridade nos trabalhos prestados.

    Contudo, embora o ano letivo tenha se iniciado na data correta e o carnaval (das prévias ao aniversário da cidade) tenha acontecido com o devido sucesso, existem opiniões concretas e análises críticas sobre os temas, que externam um conjunto de vacilações e erros da administração pública, que exigirão da prefeita uma maior atenção e desprendimento de energia, para que nos próximos anos a situação melhore.

    No carnaval, destacaram-se questões relacionadas à organização das ruas e ladeiras do sítio histórico, sobretudo no comércio, deficiência na limpeza e os sérios problemas no âmbito da segurança. Já no que diz respeito a educação, é bem verdade que a prefeita tem nomeado novos profissionais concursados para a área, sobretudo professores, porém ainda persistem problemas (principalmente estruturais) em algumas escolas da rede, é válido rememorar que recentemente surgiram denúncias sobre a merenda ofertada aos estudantes e a falta de um atendimento educacional especializado.

    Mas, ainda assim, a prefeita tem enfrentado todas as dificuldades, com muita vontade de acertar. E frente a isso, a gestão tem apresentado entregas importantes, como a praça Coronel Cornélio Padilha, em Bairro Novo, melhorias na orla, assinatura de ordens de serviços, limpeza nos canais, nas ruas, canaletas e nos altos e aquisição de uma nova frota de carros e motos, para os agentes de trânsito.

    Na política, Mirella tem mostrado seu protagonismo, principalmente em seu partido, o Partido Social Democrata. A prefeita tem construído também uma excelente relação com a governadora Raquel Lyra (inclusive foi uma figura participante em seu processo de filiação ao PSD), e com a vice, Priscila Krause (PSD). E atualmente já compõe a diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), foi entusiasta na retomada dos trabalhos do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano e recentemente eleita como vice-presidenta do HUB de Inovação da Frente Nacional dos Prefeitos.

    Contudo, diante tamanho entusiasmo e engajamento, Mirella ainda precisa, visto os 100 primeiros dias de sua gestão, avançar em outros pontos que serão determinantes para o sucesso do seu governo, e um deles seria sua relação com o próprio legislativo municipal.

    De acordo com algumas lideranças da cidade, ainda é tímida a relação da prefeita com o conjunto de vereadores, mesmo a gestão tendo uma boa base governista no legislativo.

    E por fim, ainda se espera um estreitamento nas relações entre a prefeita e o governo Lula, já que seu partido faz parte da base do presidente. E acerca dessa questão, visto o jeito, habilidoso e técnico, de Mirella fazer política, um diálogo mais efetivo entre a gestão municipal e o governo federal, as possibilidades de melhorias e oportunidades seriam mais concretas, e a cidade agradeceria bastante.

    Diário de Olinda
    Diário de Olindahttps://diariodeolinda.com.br/
    O diário da cidade de Olinda, feito por olindenses com ética e profundidade. Editado por Beto Santana e Wallace Melo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo