Na última quinta-feira (26) a equipe do Diário de Olinda esteve com o professor Lupércio em uma entrevista, onde o prefeito fez uma análise sobre sua gestão, avaliou o processo eleitoral da cidade e apresentou seus potenciais planos e caminhos políticos que percorrerá em 2025.
Professor Lupércio como o senhor analisa os seus oitos anos de gestão frente a prefeitura de Olinda
Lupércio: De início agradeço a Deus e saúdo toda equipe do Diário de Olinda por essa entrevista. E para começarmos essa análise é importante retornarmos lá atrás, quando iniciamos o desafio de disputar uma eleição municipal, na intenção de gerir a cidade. E nesse caminho, sempre tive muito cuidado com os passos, principalmente sem subestimar os demais concorrentes, embora que nessa época fui bastante desdenhado, lembro que falavam que a minha candidatura era um “voo de perua”, mas depois de muito trabalho, essas mesmas pessoas foram vendo que passamos a ganhar musculatura, e isso sem precisar baixar o nível, ou me mostrar como o salvador da pátria. E assim, fomos conquistando a confiança das pessoas e saímos vitoriosos.
Quando assumimos a gestão de Olinda, o primeiro desafio que tivemos foi o de resgatar a autoestima da população e com esse olhar, efetuamos dois governos, sabendo que não iríamos agradar todo mundo (inclusive, acredito que o segredo do sucesso é o de não querer agradar todo mundo). E dessa forma trabalhamos muito, ganhamos a confiança dos olindenses e hoje, podemos ver nossos frutos, da orla a periferia.
Tenho a certeza que não fizemos tudo que almejamos para a melhoria da cidade, principalmente pelo fato de termos um orçamento mais limitado. No entanto, avaliando esses oito anos, temos hoje mais de 500 ruas pavimentadas, em todos os bairros da cidade. Também destacamos nosso trabalho junto aos morros, aplicando geomantas, e investindo em solo grampeado, melhorando a vida dos moradores dessas localidades.
Também julgo como aspectos importantes de nossa gestão, o trabalho desempenhado na educação, onde climatizamos creches e escolas municipais, construímos oito escolas em tempo integral, realizando concurso público e respeitando nossos profissionais, com pagamento dos salários em dia e respeitando o piso nacional do magistério. E também na saúde, onde conseguimos uma UPA em Rio Doce, estabelecemos o Remédio em Casa, construímos as clínicas do idoso da criança, do homem, e ampliamos os serviços de fisioterapia, que cobre toda cidade.
Prefeito, um dos pontos que é bem marcante em seu trabalho é a forma apaixonada que você fala e apresenta seus feitos e serviços desempenhados em prol dos cidadãos. Mas como o “olindense” Lupércio enxerga hoje a cidade?
Lupércio: Sou oriundo do bairro de Peixinhos, onde estudei em várias escolas da cidade, cresci vivendo a cidade, e quando comecei a trabalhar como auxiliar de serviços gerais no Recife, me mudei para Rio Doce, quando voltei a estudar e concluir meus estudos, graças aos incentivos que dois grandes amigos. Foi quando percebi que poderia mudar minha vida através da educação. Hoje sou graduado em Direito e Matemática, atuei como professor em várias escolas. E frente a esse breve histórico, posso avaliar que a cidade melhorou muito. Um exemplo disso é a própria avenida Presidente Kennedy, que antes era conhecida como “corredor da morte”, em virtude dos acidentes de trânsito que lá aconteciam. E hoje, o que vemos e uma via reformada que atualmente joga um papel muito importante para a economia da cidade, ajudando os comerciantes que atuam no local e atraindo empreendimentos comerciais e imobiliários em todo seu percurso.
Enfim, avaliando a cidade e lembrando dos problemas que tivemos que enfrentar, quando chegamos na administração municipal, e o tanto de serviços e obras que foram e são executados na cidade, vejo Olinda como uma cidade que cresceu e melhorou bastante, mesmo com seu orçamento limitado.
Então o morador Lupércio está satisfeito com a Olinda que temos hoje?
Lupércio: Sim, com muito orgulho falo que a cidade está melhor, da periferia a orla, efetuamos muito trabalho e fizemos uma gestão dedicada, sobretudo, ao nosso povo.
E a prefeita Mirella? Como o senhor avalia sua trajetória e quais as expectativas para sua gestão?
Lupércio: Não tenho dúvidas que Mirella vai continuar com o trabalho que fizemos na cidade. Ela é competente e tem toda expertise técnica e política para fazer uma grande gestão. Também acredito, que pelo seu perfil, a prefeita vai trabalhar sempre com a população, andando pelos bairros, sentindo o cheiro do povo, visitando as escolas e postos de saúde, e onde for preciso, ela vai sujar o sapato na lama, e assim trazer mais desenvolvimento e bem estar para os olindenses.
Podemos ter a certeza que a cidade terá uma prefeita honesta, preparada e sensível aos problemas do povo.
Prefeito, como o senhor avalia o governo Raquel Lyra no estado?
Lupércio: Avalio o trabalho de Raquel Lyra como muito bom. Seu trabalho tem sido reconhecido pela população e também politicamente, haja vista as vitórias eleitorais que ela ajudou a construir em importantes cidades, a exemplo de Olinda, Caruaru e a maioria dos municípios do litoral norte.
Nas eleições, a presença dela foi muito determinante. A governadora pegou a mão de Mirella, e em uma grande sintonia entre ambas, percorreram vários bairros, ajudando a construir nossa vitória.
Acredito que Mirella vai construir uma gestão com muita parceria e diálogo com Raquel Lyra. Ela de fato caiu nas graças da governadora.
E para finalizarmos prefeito, o que podemos esperar para o futuro político do professor Lupércio?
Lupércio: Minha trajetória nunca foi fácil, mas sempre trabalhei e tracei meus caminhos com muita dedicação, fé e humildade. Para termos uma ideia, em quatro anos, fui o vereador mais votado, em 2012, depois me tornei deputado estadual, em 2014, e logo após, em 2016, o povo me fez prefeito de Olinda. O primeiro prefeito negro da cidade.
E hoje, posso dizer que novos desafios políticos já tem sido apresentado para mim, e um deles é o de disputar as eleições de 2026, como candidato a deputado federal ou senador. Diante desses planos, venho dialogando sobre esses passos com algumas pessoas, mas com muito pé no chão, sem alvoroço e com bastante tranquilidade e fé. Ou seja, se tudo correr bem, e saímos vitoriosos, estaremos em Brasília, trabalhando e representando a população de Olinda e de Pernambuco.