Considerado um das lideranças mais qualificada e politizada da cidade, o Diário de Olinda teve o prazer de entrevistar o ex-vereador e ex-secretário municipal, João Luiz, que falou um pouco sobre as atividades que vem desempenhando, bem como as suas opiniões sobre os cenários políticos.
Vejamos a entrevista:
1°) JOÃO, PRIMEIRAMENTE É UM GRANDE PRAZER TÊ-LO COMO NOSSO ENTREVISTADO, TODOS NÓS ACUMULAMOS UMA FORTE ADMIRAÇÃO À SUA PESSOA E HISTÓRIA. E PARA INICIARMOS NOSSO PAPO, FALA PRA O POVO DE OLINDA, POR ONDE ANDA O LÍDER JOÃO LUIZ?
Oi, é um prazer falar com vocês aqui do Diário de Olinda. Agradeço as palavras carinhosas. Eu sou Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco e com o término da primeira gestão do Prefeito Lupércio e após sua reeleição, decidi voltar para meu órgão de origem a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, pois desde o primeiro mandato do Governador Eduardo Campos que estava emprestado a vários órgãos e Municípios exercendo diversas funções administrativas e políticas.
Então, após 13 anos, optei pelo meu retorno. Hoje estou lotado na Diretoria de Planejamento e Controle da Ação Fiscal exercendo a Gerência de Segmento Econômico de Tecidos e Confecções. A nossa Diretoria funciona no Edifício San Rafael, na região da Avenida Dantas Barreto.
2°) JOÃO, O BRASÍLIA DE HOJE? COMO VOCÊ VÊ O ATUAL QUADRO POLÍTICO NACIONAL?
Vejo um quadro de muita incerteza. O povo brasileiro elegeu um Presidente da República de esquerda, mas não garantiu a formação de uma bancada de Deputados Federais e Senadores da mesma linha. O que presenciamos hoje é uma verdadeira luta entre o Executivo e o Legislativo, onde o Presidente da República tem sofrido muito para garantir a governabilidade.
3°) E EM PERNAMBUCO?
Em Pernambuco estamos experimentando um novo governo que sucede um grupo que esteve por 12 anos no poder. 2 anos é muito pouco pra se ter alguma opinião
4°) AGORA CHEGANDO NA MARIM DOS CAETÉS, QUAL A AVALIAÇÃO QUE VOCÊ FAZ DO GOVERNO LUPÉRCIO?
Olinda é uma cidade muito difícil. Temos 1/4 da população do Recife e nossa receita corrente líquida é mais de 10 vezes menor. Isso dificulta e muito os investimentos na cidade. Acho que o Prefeito Lupércio fez um governo com várias conquistas importantes, dentro das suas limitações. Reconstrução da Avenida Presidente Kennedy, a chegada de vários empreendimentos como o Mix Mateus e o Assaí e a presença constante nas comunidades o diferenciam dos 16 anos de governo do PCdoB.
5°) E SOBRE AS OPOSIÇÕES QUE SE APRESENTAM EM OLINDA, QUAL SUA AVALIAÇÃO?
Hoje só a candidata do PL que representa o Bolsonarismo está de fato apresentada. Mesmo assim, vejo dificuldade porque Olinda ainda tem uma população muito fiel aos partidos de esquerda.
6° QUAL SUA POSIÇÃO POLÍTICA NO CENÁRIO ATUAL NA CIDADE?
Como estive na primeira gestão do Prefeito Lupércio e por não acreditar que o Bolsonarismo representa o novo em Olinda, estarei junto com Mirella. Acredito que ela reúne as melhores condições para Governar Olinda. É jovem, tem 8 anos de experiência administrativa e está aliada a um importante conjunto de forças políticas que vão da esquerda, centro e até alguns partidos moderados de direita.