Hoje, estamos com um dos empresários mais queridos de nossa cidade, o amigo Guila, que além de atuar no ramo da publicidade, marketing e propaganda, também tem feito importantes trabalhos sociais por Olinda.
Vamos à entrevista:
Guila, de início, a equipe do Diário de Olinda fica muito feliz em tê-lo como nosso entrevistado. E para iniciarmos nosso bate-papo, vamos iniciar com um pouco da sua história.
01°) FALA PRA OS LEITORES QUEM É GUILA? QUAL TUA HISTÓRIA E COMO FOI SUA TRAJETÓRIA AQUI NA CIDADE?
Sou Guilherme Maurício Azevedo Santos Filho, mas todos me chamar só de Guila. Nasci em 12 de dezembro de 1971, lá em Recife, especificamente no Barão de Lucena. Minha jornada começou cedo, aos sete anos, quando minha família se mudou para Rio Doce, em Olinda. Foi lá que construí toda minha história e aprendi o valor do trabalho e da comunidade.
Desde jovem, me envolvi em diversas atividades esportivas, representando Rio Doce em campeonatos, como jogador do Rio Negro e do Atlético local. Cultivei também um forte vínculo com as tradições culturais, sendo tricampeão da quadrilha “Pisa no Espinho”, orgulhosamente representando nossa cidade na Rede Globo.
Minha trajetória acadêmica passou pelo Colégio Ernesto Silva e pelo Colégio Polivalente, onde comecei a me envolver com movimentos estudantis e na União Nacional dos Estudantes. A partir dessa experiência, descobri minha vocação para a política, percebendo como podemos impactar positivamente a vida das pessoas através da ação pública.
Profissionalmente, me dediquei à comunicação visual, área que me aproximou ainda mais do cenário político local. Ao longo dos anos, minha empresa em Olinda se tornou um ponto de apoio para diversas iniciativas comunitárias e sociais. Durante oito anos, fui diretor de esportes, onde utilizei o esporte como ferramenta de inclusão social e busquei recursos em Brasília para beneficiar nossa comunidade.
Ao longo dessas experiências, compreendi a importância de uma representação política comprometida com a inclusão, o desenvolvimento cultural e a defesa dos direitos das mulheres. Junto a um grupo engajado de amigos e empresários, trabalhamos ativamente para combater a violência de gênero e promover a igualdade.
Além disso, mantenho um forte vínculo com a comunidade do surfe, uma paixão que cultivo desde a infância e que me conecta profundamente com as raízes de Rio Doce.
Hoje, com uma visão clara do que Olinda precisa, estou pronto para assumir o desafio de vereador. Meu compromisso vai além das palavras: é fruto de uma vida dedicada a servir, apoiar e representar minha comunidade.
02°) E ESSA SUA HISTÓRIA COM O SURF OLINDENSE? FALA UM POUCO PRA GENTE ESSA SUA RELAÇÃO COM O MAR E AS ONDAS.
O surf abriu meu caminho aos esportes, mantenho um forte vínculo com a comunidade do surfe, uma paixão que cultivo desde a infância e que me conecta profundamente com as raízes de Rio Doce.
Ainda na adolescência, estudante do São Bento, via os meninos passarem a caminho da praia de Del Chifre, me despertando um desejo. Não são poucas as aventuras que vive para chegar a praia de Zé Pequeno e depois para voltar pra casa.
Minha vida sempre teve os esportes muito presentes, inclusive na administração pública foi nessa área que mais atuei e contribui com muitos projetos e ações.
03°) QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE VOCÊ VISLUMBRA PARA O FUTURO PRÓXIMO?
Acredito que minha atuação pode contribuir com um futuro diferente em diversas áreas de Olinda, alguns definimos como prioridade para nossa atuação, tais como:
Diminuir a desigualdade social – buscando uma melhor efetivação dos serviços públicos. Políticas sociais de promoção da igualdade de gênero, raça, para mulheres, da pessoa idosa, e deficientes físicos e portadores de transtornos.
Participação popular e transparência – Buscando efetivar políticas públicas e exercer o mandato com forte participação popular e transparência.
Esporte e cultura como ferramentas de inclusão social
Desenvolvimento sustentável – Programa de replantio de árvores e criação da sementeira municipal com doação de mudas nativas da mata atlântica. Efetivar o fim do transporte por tração animal.
04°) E AINDA SOBRE A POLÍTICA MUNICIPAL, COMO GUILA VAI ATUAR NESSAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS?
Vamos conversar muito com os olindenses, a partir de uma campanha baseada em um networking poderoso, marketing de relacionamento, engajamentos e solidariedade dos amigos e familiares e ações planejadas nas redes sociais. Todos juntos, construindo um projeto para a cidade e não para mim, queremos contribuir com a mudança na vida das pessoas.
Dentre nossas principais propostas posso destacar que vamos lutar por:
● Programa para plantio de 500 árvores durante o mandato;
● Criação da sementeira municipal com doação de mudas nativas da mata atlântica;
● Efetivar o fim do transporte por tração animal com blitz e cumprimento da lei, com criação de programa de permanência profissional dos carroceiros na área de reciclagem;
● Fomentar e criar escolinhas esportivas;
● Instituir a Bolsa Atleta Municipal;
● Criar 5 academias da cidade em Olinda;
● Programa de permanência do turista em Olinda: incentivando os fazedores da cultura do carnaval, com atuação permanente em escolinhas, apresentações e receptivo turístico;
● Instituir a Lei do Patrimônio Vivo de Olinda;
● Fiscalizar e lutar pela garantia da efetivação dos serviços públicos de limpeza urbana, iluminação pública, manutenção das vias e praças, qualidade dos serviços nas unidades de saúde e escolas, etc.;
● Efetivar políticas de fortalecimento do SUAS;
● Comitê de acolhimento e enfrentamento ao feminicídio e a violência contra a mulher;
● Lutar por mais viaturas para a Brigada Maria da Penha da Polícia Militar e da GMO;
● Criação das Olimpíadas Inclusivas de Olinda;
● Criar o Centro Municipal TEA – Transtorno do Espectro Autista, e outros transtornos e síndromes;
● Programa de acessibilidade urbana para pessoas com mobilidade reduzida, contemplando calçadas e vias públicas;