
A pernambucana Isabel Fernandes, doutoranda em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE, está entre os finalistas brasileiros que concorrem a uma vaga em uma missão espacial internacional promovida pela Space Exploration and Research Agency (SERA).
Natural de Itapetim, no Sertão do Pajeú, Isabel vem conquistando o país com sua história de superação e dedicação à ciência, tema do vídeo que viralizou nas redes sociais. Atualmente, ela ocupa a 6ª colocação no ranking nacional e disputa uma das 10 vagas disponíveis para representar o Brasil em um projeto que busca democratizar o acesso ao espaço.
Sua pesquisa propõe o estudo de tratamentos contra o câncer em ambiente de microgravidade, um passo importante para o avanço da medicina e da biotecnologia. Mas o impacto de sua trajetória vai além da ciência.
A jornada de Isabel carrega o poder da representatividade: uma mulher nordestina, vinda do sertão, que sonha e luta por um lugar no espaço. Sua presença nesse cenário inspira outras mulheres, meninas e crianças que, como ela, desejam trilhar caminhos na ciência, na pesquisa e na tecnologia.
Em um país onde ainda há desigualdade de acesso à educação e à ciência, Isabel mostra que o talento e a determinação podem romper barreiras geográficas e sociais. Sua história é um convite para que mais jovens sonhem alto e acreditem que o espaço literal e simbólico também lhes pertence.






