More

    ARTIGO: As falhas do Carnaval de Olinda

    Beto Santana
    Beto Santana

    Olinda tem o melhor carnaval do mundo — essa é a opinião de todos que visitam a cidade e também dos números divulgados ao final da festa. São milhões de visitantes e outros milhões em investimentos que fazem a economia girar.

    Em 2025, não foi diferente: mais de 4 milhões de foliões e R$ 1,3 bilhão em circulação apenas na modalidade Pix, segundo o Banco Central. Diante disso, podemos dizer que o carnaval foi um sucesso? Sim, porém houve problemas que poderiam ter sido evitados.

    A Cidade Alta, ou Sítio Histórico como também é conhecida, recebe milhões de pessoas que sobem e descem as ladeiras atrás dos mais de 800 blocos que desfilam durante os dias de carnaval. Essas pessoas consomem e geram lixo, o que exige um serviço de limpeza eficiente, ágil e de qualidade.

    No entanto, o que pudemos perceber foram falhas na limpeza urbana — reconhecidas pela própria gestão municipal em coletiva de imprensa. Havia poucos reservatórios de lixo, banheiros químicos insuficientes e o mau cheiro predominava em vários pontos. A limpeza e a lavagem das ruas eram claramente insuficientes diante da quantidade de foliões.

    Outro ponto negativo foi o controle do trânsito. Observamos uma alta circulação de veículos em áreas restritas, inclusive sem adesivos de acesso. As paradas para embarque e desembarque de passageiros eram mal sinalizadas e insuficientes, além de muitos carros circularem entre os blocos, colocando em risco a segurança dos foliões.

    A desorganização na padronização das barracas e ambulantes também chamou atenção. As tendas espalhadas pelas ruas eram visivelmente despadronizadas, com tamanhos variando de acordo com a condição de cada vendedor, sem identificação uniforme dos patrocinadores. Ambulantes com carroças e carrinhos de mão circulavam livremente entre os blocos, dificultando a mobilidade dos foliões. A única área mais organizada para alimentação foi o Sítio de Seu Reis, mas mesmo assim faltava uma melhor sinalização.

    Esses foram alguns dos pontos identificados como negativos durante a cobertura do Diário nesses quatro dias de carnaval, tanto pela nossa equipe quanto em conversas com foliões que circulavam pela cidade.

    O carnaval de Olinda é lindo, maravilhoso e sempre será uma potência turística, cultural e econômica. Porém, precisa se aperfeiçoar a cada ano para que todos tenham uma experiência verdadeiramente única.

    Beto Santana
    Beto Santana
    Consultor e gestor de projetos, ativista dos direitos humanos e ex-conselheiro tutelar de Olinda. Decidiu criar o Diário de Olinda com o objetivo de proporcionar informações sobre a cidade, focando nos fatos e oferecendo uma opinião progressista sobre os temas abordados.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo