More

    Após três anos, o Brasil sai do Mapa da Fome

    Foto: Agência Gov – Via Planalto

    De acordo com o relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas, nesta segunda-feira (28) durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares, na Etiópia, o país, após três longos anos, conseguiu sair do mapa da fome, apóos retirar mais de 24 milhões de pessoas da situação de grave insegurança alimentar

    Uma excelente notícia, sobretudo para o governo Lula, já que o combate a fome foi uma de suas principais promessas de campanha, em 2022. O Brasil, entre os anos de 2019 e 2021, tinha retornado ao Mapa, fato que se acentuou, por meio das dificuldades trazidas na pandemia da Covid-19, bem como pelos desmontes nas políticas sociais voltadas à questão, durante o governo Bolsonaro.

    E foi por meio de muitos esforços e políticas públicas eficientes, como o Plano Brasil sem Fome e a redução da pobreza extrema, que o Brasil conseguiu sair do Mapa da Fome, que se configura como um dos principais indicadores de desigualdades sociais utilizados pelo mundo. É a segunda vez o Brasil consegue sair do Mapa da Fome. A primeira vez foi em 2014.

    “Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026”, lembrou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Mostramos que, com o Plano Brasil Sem Fome, muito trabalho duro e políticas públicas robustas, foi possível alcançar esse objetivo em apenas dois anos. Não há soberania sem justiça alimentar. E não há justiça social sem democracia”, completou.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo