
Ao som de frevo, brega e forró, aconteceu na noite desta sexta-feira a homenagem ao ex-secretário de Cultura de Olinda e ex-superintendente do IPHAN, Gilberto Sobral, carinhosamente chamado de Giba.
A homenagem foi proposta pelo vereador Jadilson Bombeiro, que o agraciou com a Medalha Aluísio Magalhães, a maior honraria da Câmara de Vereadores.
Jadilson destacou a trajetória e o caráter humano de Gilberto, sua atuação como gestor público, sua defesa da cultura e do patrimônio e o legado que ele deixa para toda a sociedade.
O evento contou com a presença de importantes nomes da cena cultural, política e religiosa pernambucana, como Nena Queiroga, Rogério Rangel, Cristina Amaral, Karina Lins, Cristiano Diniz, o ator Isaltino Caetano, o ex-prefeito Manoel Sátiro, a presidente do PL Mulher, Izabel Urquiza, e o líder religioso Pai Vadinho.
Estandartes, sombrinhas de frevo, máscaras e um boneco gigante em sua homenagem coloriram o plenário da Câmara de Vereadores.
Giba teve uma trajetória grandiosa na defesa da cultura e na preservação do patrimônio, e seu nome será sempre lembrado.
Gilca Sobral, irmã de Giba, fez um discurso emocionado ao falar sobre o irmão, destacando seu companheirismo e a forma carinhosa com que ele tratava todos ao seu redor.
Seu companheiro, Álvaro Lopes, que estava presente e está à frente do Instituto Gilberto Giba Sobral — instituição que tem a missão de seguir defendendo esse legado —, apresentou um vídeo sobre a história de Gilberto e fez um discurso muito emocionado.
O encerramento da homenagem foi ao som de muito frevo, com a Orquestra Henrique Dias, que colocou todo mundo para dançar.