A virada do ano simboliza, para muitos, renovação e o início de um novo ciclo, marcado pela construção de metas e expectativas.
Em Olinda, no entanto, problemas enfrentados ao longo de 2025 continuam presentes na cidade.
O acúmulo de lixo, que gerou forte insatisfação popular e foi alvo de críticas à gestão da prefeita Mirella Almeida, segue incomodando moradores e visitantes.
Já no primeiro dia do ano, o canal do WhatsApp do Diário recebeu diversos vídeos que mostram pontos de acúmulo de lixo, inclusive no Sítio Histórico da cidade.
Locais como a Rua do Amparo e o Alto da Sé foram alguns dos trechos onde a situação pôde ser constatada, inclusive durante o desfile do tradicional Bloco da Sopa, que arrasta uma multidão no primeiro dia do ano.
A Prefeitura de Olinda tem realizado mutirões de limpeza com o objetivo de minimizar os impactos, mas ainda enfrenta dificuldades para demonstrar à população, de forma efetiva, as ações que vêm sendo executadas.
Em nota, a prefeitura informou que a coleta de lixo nos locais mencionados foi regularizada, ainda na manhã desta quinta-feira (1⁰/01) e que o serviço acontece no Sítio Histórico todos os dias, no horário diurno.





