More

    10 de novembro: o dia que Olinda gritou pela liberdade!

    Em 1710, há 315 anos, o Sargento-Mor Bernardo Vieira de Melo deu um grito de liberdade em Olinda, considerado o primeiro “Grito de República” do Brasil e das Américas. Nessa época, o Brasil era uma colônia portuguesa e a elite local estava insatisfeita com o domínio lusitano.

    Bernardo Vieira de Melo, um dos líderes desse movimento, representando os interesses dos senhores de engenhos, defendeu, no Senado da Câmara da Vila de Olinda, a ideia de romper com Portugal, criando assim uma república independente. Uma ideia que, embora avançada para a época, não materializava em suas linhas uma liberdade para todos.

    Na verdade, a ideia republicana de Bernardo era bastante restrita, visando defender os interesses da elite local, composta por senhores de engenhos, dando a esses mais poder e controle sobre a economia e a política da região.

    Contudo, mesmo desprovido de um caráter popular ou republicano (num sentido moderno), o Grito nos rememora um importante fato histórico, reconhecido em Olinda e no estado, significando uma das primeiras lutas por liberdade e independência no país.

    Em Olinda, a data se configura, no calendário oficial, como um dos feriados municipais, rememorando ano a ano esse importante momento.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo