More

    Prefeitura de Olinda abre investigação sobre cobranças irregulares em cemitérios municipais

    A Prefeitura de Olinda instaurou uma sindicância administrativa para apurar denúncias de possíveis cobranças irregulares na realização de enterros nos cemitérios públicos da cidade. A medida foi oficializada pela Portaria nº 061/2025 – SGU, publicada na terça-feira (28).

    De acordo com a Secretaria de Gestão Urbana (SGU), responsável pela investigação, há indícios de que valores superiores aos permitidos pela legislação municipal estariam sendo cobrados de familiares de pessoas falecidas. Atualmente, a taxa oficial é de R$ 130 para gaveta e R$ 65 para sepultura rasa, cobradas por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM). Qualquer valor adicional é considerado ilegal.

    A comissão responsável pela sindicância é composta por Carlos Soares dos Santos (presidente e diretor de Limpeza Urbana da SGU), Luiz Paulo da Silva Benício (engenheiro eletricista) e Felipe de Souza Brandão (assessor jurídico). Dois dos três integrantes são servidores efetivos. O grupo terá 30 dias para concluir os trabalhos, prazo que pode ser prorrogado por igual período.

    A SGU informou que o processo seguirá todos os trâmites legais, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa. Caso as irregularidades sejam comprovadas, os envolvidos poderão responder a processo administrativo disciplinar.

    Com a medida, a Prefeitura de Olinda reafirma que tem compromisso com a transparência, a ética e o respeito ao cidadão, buscando assegurar que os serviços públicos sejam prestados de forma justa e regular.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo