More

    Apenas cinco deputados de Pernambuco votaram contra a PEC da Blindagem

    na última terça-feira (16), a Câmara Federal aprovou em dois turno a chamada PEC da Blindagem, projeto que amplia a proteção judicial aos parlamentares contra processos e ações criminais.

    Tal Proposta de Emenda à Constituição, tem a finalidade de aumenta a proteção judicial para deputados e senadores, por isso que recebeu a alcunha de PEC da Blindagem. De uma forma ampla, sua aprovação implica em criação de obstáculos procedimentais sobre possíveis processos e ações criminais contra os deputados federais e senadores.

    Com isso, um conjunto de crimes, inclusive os inafiançáveis (tortura, terrorismo, tráfico de drogas e racismo), se praticados por tais parlamentares, a denúncia somente poderá ser feita, mediante autorização do Congresso Nacional.

    Além disso, a PEC também amplia o expediente do foro privilegiado, incluindo os presidentes dos partidos com representação no Congresso Nacional e protege os parlamentares de potenciais processos movidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

    O texto, defendido sobretudo pelos partidos denominados de “centrão”, foi aprovado em dois turnos. No primeiro foram 353 votos favoráveis contra 134 contras e no segundo, 344 a favor e 133 contrário.

    Na votação, a maioria dos deputados federais pernambucanos se manifestaram favoráveis a PEC. Apenas os parlamentares, Renildo Calheiros (PCdoB), Carlos Veras (PT), Maria Arraes (Solidariedade), Túlio Gadelha (Rede) e Clodoaldo Magalhães (PV), não concordaram com a emenda à constituição.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo