
A Prefeitura de Olinda iniciou a limpeza do Canal da Malária, porém os trabalhos ainda estão concentrados no trecho que corta a comunidade do V8.
Os moradores denunciam que a parte que passa pelos bairros de Vila Popular e Jardim Brasil ainda não foi limpa, o que tem deixado a população preocupada com a situação.
Membros da direção da UNACOMO (União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda) e do CONAM (Confederação Nacional de Associações de Moradores) estiveram nas margens do canal e constataram a situação delicada.
Nas mediações do fórum da cidade, é possível ver o canal abarrotado de baronesas — planta típica que cresce em águas muito poluídas —, situação que se repete ao longo de toda a extensão que corta os bairros.
Além disso, lagoas como a Lagoa da Artol e a Lagoa do Pantanal também estão repletas de mato, o que aumenta a tensão dos moradores diante da possibilidade de alagamentos.
A CEHAB iniciou a limpeza do Canal do Fragoso, outra área crítica em termos de alagamento. Resta saber quando será concluída a limpeza do Canal da Malária.