Olinda que tem um vasto histórico cultural, sobretudo no Carnaval, contudo o São João, período importantíssimo para o cenário cultural nordestino, também tem grande relevância para cidade.
E para falarmos sobre as festividades de São João. O Diário de Olinda foi foi até a rua da Palha, local que que por décadas, acontece uma festa organizada pelos moradores e já tornou-se referência no roteiro cultural da cidade.
Na oportunidade, entrevistamos Jacilene, moradora e uma das fundadoras do São João da Rua da Palha.
Vejamos a entrevista:
JACILENE, PODE NOS CONTAR UM POUCO SOBRE A ORIGEM DO ARRAIAL DA PALHA?
A história do Arraiá da Palha começou há 23 anos. Eu e meu falecido esposo, Reginaldo, chegamos de Minas Gerais, e logo no mês de maio, estávamos na Rua da Palha com meu cunhado Beto, minha tia Cristina e meu tio Nininho. Foi num domingo que, enquanto tomávamos uma cervejinha, decidimos colocar uma música junina no microsystem. Começamos a dançar e, quando a música terminou, todos sentamos na calçada e eu pensei: “Vamos fazer uma festa junina só para nós mesmos?” Todos toparam e, no dia 23 de junho, pegamos quatro madeiras, uma lona preta e começamos a dançar embaixo dela.
E COMO FOI A RECEPÇÃO DOS VIZINHOS NOS ANOS SEGUINTES?
No segundo ano, gostamos tanto que fizemos de novo. Aí, a vizinha veio, depois outro vizinho, e no terceiro ano começaram a chegar pessoas de outras ruas, até do bairro do Bomfim. Cada ano que passava, o arraiá crescia mais. Ficamos surpresos com a proporção que tomou. Era para ser uma brincadeira em família, mas hoje é uma festa para todo o povo.
COMO VOCÊS ESCOLHERAM O NOME ARRAIÁ DA PALHA?
Escolhemos “Arraiá” em vez de “Arraial” em homenagem ao meu avô, que sempre falava “arraiá”. E assim, ficou Arraiá da Palha.
QUAIS FORAM AS MUDANÇAS AO LONGO DOS ANOS?
No início, nossa palhoça era rústica, feita de madeira. Com o tempo e a correria dos preparativos, trocamos para tendas, mas sem perder a tradição. Mesmo depois que meu esposo faleceu, mantivemos a palhoça de madeira por um tempo, e a essência da festa continua a mesma. O importante é que todos gostam e aguardam ansiosos pelo arraiá.
E COMO ESTÁ A EXPECTATIVA PARA ESTE ANO, COMPLETANDO 23 ANOS DE ARRAIÁ DA PALHA?
Este ano, se Deus quiser, estamos completando 23 anos com muita luta e glória. Teremos atrações, forró, coco e a presença de muitas pessoas. Nosso arraiá vai até amanhecer. Estamos na batalha para manter a tradição viva e todos estão empolgados para a festa.