Compromissada com as lutas sindicais e em defesa da educação, a professora Rosa tem se apresentado como candidata a vereadora, pelo PSB.
Moradora de Olinda desde sua infância, a professora Rosa construiu sua história de vida na cidade, principalmente no bairro de Rio Doce, onde estudou na Escola Polivalente Compositor Antônio Maria, instituição que fez o curso de magistério.
Desde jovem, também atuou no grupo de jovens, da igreja de São Francisco, organizado pelo Pe. Paulo, e orientado por D. Helder na teoria da libertação, onde tambem foi catequista e membro do grupo litúrgico.
E ainda em Rio Doce, fez parte da quadrilha Pisa no Espinho.
Também em Olinda, formou-se em Letras, pela Funeso e atualmente é graduanda em Direito.
No campo profissional, a professora Rosa é servidora de carreira na educação, tanto na rede estadual, quanto na prefeitura do Recife, e nessa atuação, acumulou grande experiência, sobretudo no Fórum Municipal de Educação da capital; como dirigente do Simpere; e atualmente faz parte da diretoria nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
E diante de todo engajamento social e político, a professora Rosa pretende devotar sua experiencia para defender, na camara de vereadores, políticas públicas voltadas à educação e a cultura, com vistas a promoção do trabalho, emprego e renda.
No âmbito educacional, Rosa destaca a necessidade de defender o que determina o Plano Nacional de Educação, ampliando a oferta de vagas nas escolas, propondo a requalificação e reforma das escolas, melhores condições de trabalho e salários para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação, merenda de qualidade e trazer a educação profissionalizante com inserção efetiva no mercado de trabalho.
No âmbito das eleições majoritárias, Rosa tem apoiado o nome de Vinícius Castello para prefeitura, por entender a importância do compromisso com o projeto de Lula, por um país mais unido e feliz.
E como mulher socialista, sindicalista e de luta, Rosa defende um projeto de gestão popular, inclusivo e transparente. Pois, segundo a candidata, seu intuito é o de lutar para que Olinda seja “uma cidade mais feliz”.