More

    EDITORIAL: Mirella, Vinícius e as vozes das minorias

    De um lado, uma jovem mulher, cristã e progressista, do outro, um jovem negro, de esquerda e LGBTQIA+. Ambos oriundos da periferia olindense, ela de Rio Doce, ele da Barreira do Rosário. As qualificações apresentadas, estariam muito bem posicionadas, dentro de discussões mais localizadas ou “guetificadas” na seara das identidades. No entanto, nesse momento, não estamos falando desses expedientes, estamos agora, diante da disputa pelo governo de uma importante cidade pernambucana.

    No segundo turno, em Olinda, disputam um casal, dois jovens, um negro e uma mulher. E ambos permaneceram no jogo, e estão firmes, disputando o voto, e ao mesmo tempo, sendo a voz daqueles estratos que, a outrora, nem eram cotados como alternativas de representação política.

    Candidato jovem, não é o receituário ideal em nossa cultura política, e o que falar de uma mulher? E se for gay?

    Vinícius (PT) e Mirella (PSD), independente do resultado das urnas, já podem se considerar vitoriosos, pois queiram ou não, colocaram no topo da disputa, as vozes e as representações dessas minorias, que diga-se de passagem, quase sempre são preteridas pelo establishment.

    Vinícius teve uma vida difícil e batalhou muito para superar os obstáculos apresentados pela vida. Jovem, periférico, negro e homossexual, com certeza, seu perfil, no Brasil, estaria cotado muito mais para as estatísticas sociais, do que para a disputa primeira capital brasileira da cultura.

    Já Mirella, mulher jovem, residente no bairro de Rio Doce, tem uma vida muito distante do luxo e da ostentação. Seguiu sua vida amparada na fé e nos dogmas cristãos e está aí, firme querendo ser prefeita da Marins dos Caetés. 

    Que o povo então, nesse segundo turno, para além do voto, reflita e aprenda um pouco mais sobre as minorias sociais, que, diga-se de passagem, não nasceram para o silêncio, e ter essas pessoas no poder, é no mínimo ensejar uma mudança qualitativa em nosso imaginário e cultura política.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui
    Captcha verification failed!
    Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

    Publicidade

    Nosso arquivo