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    Olinda e o fracasso dos institutos de pesquisas

    As pesquisas que medem as potenciais intenções de voto são instrumentos qualitativos e quantitativos importantes para os processos eleitorais, pois elas, orientam o planejamento das equipes, tanto nos momentos de pré-campanha, com a montagem dos palanques, como na própria disputa pelo voto.

    Essas pesquisas não são baratas, e os interessados contratam institutos para que realizem um trabalho de campo, tudo amparado por metodologias e procedimentos que devem ser apresentados aos órgãos eleitorais competentes, para que seus resultados sejam registrados e validados.

    Em Olinda, a maioria dos institutos, nos dois turnos, publicaram suas pesquisas apresentando resultados que completamente diferentes da realidade, após a contagem dos votos.

    No primeiro turno, por exemplo, a maioria das pesquisas apresentaram que a candidata Mirella Almeida (PSD) estava em primeiro lugar das intenções dos votos. No final, o resultado foi outro, e o seu adversário, Vinícius Castello (PT) ficou em primeiro lugar.

    No segundo turno, os mesmos erros. A maioria das pesquisas apontavam o petista Vinícius Castello na liderança, e o final foi outro, vitória de Mirella Almeida (PSD).

    Pois bem, pesquisa é pesquisa, apenas uma projeção, claro, contudo, espanta o quanto os institutos erraram, abrindo margem para vários questionamentos, sejam sobre seus métodos, maneira de coleta de dados etc.

    E frente a importância desses instrumentos, concordemos que pesquisas mal elaboradas incorrem em prejuízos, e implicam em questionamentos sobre as próprias intenções dessas contratações de institutos.

    Wallace Melo Barbosa
    Wallace Melo Barbosa
    Presidente do Instituto Somar Social. Humanista, professor, graduado em História, Geografia, Pedagogia e Direito, especialista em Ciência Política e mestre em Ciências Sociais. Atua como gestor público e no terceiro setor. Fundador do Diário de Olinda, acredita que, por meio da comunicação social, poderá contribuir com o acesso à informação e para a melhoria do cotidiano da população.

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